A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou nesta quarta, 24, prêmio de escoamento para 64,7 mil toneladas de trigo e 16,88 mil toneladas de arroz. Os leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foram realizados nesta manhã.
Em nota, a estatal diz que o volume negociado de trigo no leilão de hoje corresponde a 100% do total ofertado em leilão de Pepro. Na segunda-feira (22) outras 170,68 mil toneladas do cereal tinham sido negociadas em operações de suporte ao escoamento do produto. “Com isso, a Conab assegurou um apoio total a 235,38 mil toneladas do grão. O volume negociado é 36,85 mil toneladas superior ao previsto inicialmente, aumento que se tornou possível diante do deságio nas operações”, destacou na nota.
Para o arroz, a maior parte do prêmio arrematado nas operações de hoje foi destinada diretamente aos agricultores. “Do total negociado para o grão nesta quarta-feira, 16,75 mil toneladas foram por meio de Pepro, enquanto que as indústrias e comerciantes arremataram 125 toneladas pelo PEP”, informou a Conab. No total, o apoio chega a 213,15 mil toneladas, somadas às outras 196,28 mil toneladas do grão já negociadas.
Nos próximos dias, a Conab vai analisar a regularidade cadastral dos participantes dos leilões e publicar os nomes dos arrematantes. Na sequência serão emitidos e assinados os documentos confirmatórios da operação pela Conab e pelas Bolsas de Mercadorias que representam os arrematantes. Os participantes dos leilões desta quarta-feira precisam comprovar a comercialização do arroz até o dia 29 de janeiro de 2026, enquanto que a comprovação do escoamento do grão deve ser realizada até 29 de maio do ano que vem.
()