‘Con te partirò’ é a música italiana mais amada no mundo

ROMA, 13 FEV (ANSA) – A canção “Con te partirò” (“Time to say goodbye”), famosa na voz do tenor toscano Andrea Bocelli, é a música italiana mais amada no mundo, segundo resultado parcial de uma pesquisa virtual realizada pela Società Dante Alighieri em diversos países por ocasião do 75º Festival de Sanremo.   

O pódio prossegue com “Nel blu dipinto di blu”, de Domenico Modugno, e “Azzurro”, de Adriano Celentano. O top 10 ainda inclui “L’italiano” (Toto Cutugno); “Con te partirò”, na versão em italiano de Luciano Pavarotti; “Felicità” (Romina e Albano); “Un’estate italiana” (Gianna Nannini); “La solitudine” (Laura Pausini); “O sole mio”; e “Sarà perchè ti amo” (Ricchi e poveri).   

De acordo com a pesquisa, conduzida pelo professor Fabio Caon, da Universidade Ca’ Foscari, o Festival de Sanremo, em curso até 15 de fevereiro, contribui com a difusão da música italiana pelo mundo, como comprovam os hits “Grande Amore”, de Il Volo; “Soldi” e “Tuta gold”, de Mahmood, e “Zitti e buoni”, da banda Maneskin.   

“A música italiana é um dos principais símbolos nacionais, como demonstra a difusão da língua italiana na música clássica.   

Valorizar as canções de Sanremo é um nível de diplomacia cultural que só a Itália possui, que nos divulga pelo mundo e que desejamos valorizar”, disse o secretário-geral da Società Dante Alighieri, Alessandro Masi. (ANSA).