As compras de aço pela rede de distribuição em setembro subiram 14,7% em relação ao mesmo mês de 2015, totalizando 263,2 mil toneladas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 18, pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Em relação a agosto, as compras caíram 0,5%.

O volume inclui chapas grossas, laminados a quente, laminados a frio, chapas zincadas a quente, chapas eletro-galvanizadas, chapas pré-pintadas e gavalume.

Já as vendas de aços planos realizadas pela rede de distribuição alcançaram 251,3 mil toneladas no mês passado, o que significou um avanço de 1,7% ante setembro de 2015. Na comparação com agosto, foi registrada uma queda de 0,7%.

Com esse desempenho, os estoques da rede de distribuição ficaram em 895,2 mil toneladas em setembro deste ano, o que representou um aumento de 1,3% na relação mensal. O giro dos estoques ficou em 3,6 meses em setembro, alta ante os 3,5 meses de agosto.

As importações da rede caíram 27,4% na relação anual, para 62,9 mil toneladas em setembro. Ante agosto, por outro lado, as importações tiveram alta de 41%.

Para outubro, o Inda projeta que tanto as vendas quanto as compras devem recuar 2%.