A dois dias da cerimônia de abertura oficial, as provas esportivas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 começaram nesta quarta-feira (noite de terça, 20, no Brasil) com o início do torneio de softbol, com uma partida entre as seleções femininas do Japão e da Austrália.

Os organizadores dos Jogos, adiados por um ano por causa da pandemia de covid-19, decidiram pelo gesto simbólico de iniciar o grande evento em Fukushima, uma localidade atingida pelo acidente nuclear de março de 2011, deflagrado por um poderoso terremoto de magnitude 9,0 e uma gigantesca tsunami.

Com o aumento dos casos de infecções pela covid-19, os considerados “Jogos da Reconstrução” serão disputados praticamente a portas fechadas.

Foi em um estádio com a presença exclusiva das equipes, corpos técnicos, dirigentes e jornalistas que as japonesas, campeãs olímpicas em Pequim-2008 na última vez que o softbol foi disputado como mobilidade olímpica, deram início ao torneio e aos Jogos.

Yukiko Ueno (38 anos), que tinha conduzido o Japão ao ouro em Pequim-2008, foi a encarregada de iniciar a partida.

O softbol estreou no programa olímpico em Atlanta-1996 e esteve nos Jogos entre aquela edição e a de 2008.

É agora, juntamente com o beisebol, no qual disputam equipes masculinas, um dos esportes adicionais propostos pelo Comitê de Organização local e aprovados pelo Comitê Olímpico (COI), ao lado do caratê, da escalada e do surfe.

No entanto, o softbol não fará parte do conclave olímpico de Paris-2024, embora tenha a esperança de voltar a Los Angeles-2028, em um país que é uma potência deste esporte e do beisebol.

fbr/ep/dr/psr/mvv