Comportamento

Compensação recorde nos EUA para dois negros presos injustamente por 31 anos

Crédito: GETTY IMAGES/AFP/Arquivos

Compensação recorde nos EUA para dois negros presos injustamente por 31 anos (Crédito: GETTY IMAGES/AFP/Arquivos)


Dois meio-irmãos negros portadores de deficiência intelectual receberão 84 milhões de dólares por decisão judicial como compensação por sua prisão arbitrária e encarceramento durante 31 anos por um crime do qual eram inocentes, informou o advogado dos dois à AFP.

+ Universidade lança plataforma para estimular economia entre negros
+ Twitter descobre que tecnologia de inteligência artificial tende a cortar homens e negros de fotos
+ SP: condição dos negros no mercado de trabalho piora na pandemia

“É o veredicto mais severo proferido por um casso de erro judicial na história dos Estados Unidos”, disse Me Des Hogan, que os representou.

Um júri resolveu na sexta-feira à noite o pagamento de 75 milhões de dólares em perdas e danos a Henry Lee McCollum e seu meio irmão, Leon Brown, que tinham apresentado uma denúncia civil à justiça federal por violações de seus direitos civis. Um acordo paralelo adicionou 9 milhões de dólares adicionais à cifra.

Para Hogan, “o júri quis enviar uma mensagem para dizer que os velhos tempos acabaram”, quando as autoridades prestavam pouca atenção aos direitos das pessoas marginalizadas, pobres e de cor que vivem nas zonas rurais.

Os meio irmãos tinham 19 e 15 anos quando foram detidos em 1983, após uma denúncia anônima – de uma adolescente que depois se retratou – pelo estupro e o homicídio de Sabrina Buie, de 11 anos, na pequena cidade de Red Springs, no estado da Carolina do Norte.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

O corpo da menina tinha sido encontrado seminu em um campo, em meio a latas de cerveja e guimbas de cigarros.

Por fim, sua inocência foi reconhecida em 2004 após exames de DNA realizados em uma das guimbas encontradas perto da vítima. A amostra correspondia a um homem que morava a 100 metros do local do crime e que um mês depois estuprou e matou uma jovem de 18 anos, pelo qual foi condenado.

Como é visto o racismo no Brasil?,Quais são os tipos de preconceito?,O que é racismo no esporte?,Qual é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação?,Quem estabeleceu o Dia da Consciência Negra?,O que é preconceito e tipos de preconceito?,O que é preconceito racial no Brasil?,Quais os tipos de discriminação que atingem as pessoas?,Quando começou a luta contra o racismo?,Porque o dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra?,Onde morreu Zumbi dos Palmares?,O que se entende por preconceito?,Porque ocorre preconceito e discriminação entre as pessoas?,O que é estereótipos sociais?,Qual a importância do movimento negritude?,Quem foi Aimé Césaire qual sua importância para a literatura?,

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago