A empresa Qatar Airways anunciou nesta terça-feira (6) ter feito o primeiro voo do mundo exclusivamente com pessoas vacinadas contra a covid-19. O avião, um Airbus A350-1000, decolou do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, às 11h no horário local (5h no horário de Brasília) e retornou para o aeroporto por volta das 14h.

Sem destino específico, a aeronave passou um pouco mais de três horas no ar enquanto a Qatar Airways fazia a divulgação das novidades nas redes sociais. De acordo com a companhia, além dos passageiros, todos os comissários de bordo, pilotos e atendentes do check-in que participaram da ação foram vacinados. O número de passageiros no “voo teste” não foi divulgado pela empresa.

Em um comunicado, a empresa destacou que deve inaugurar uma nova tecnologia de “zero toque” a ser utilizada nos voos no período pós-pandemia. A viagem também teve “compensação total de carbono”, segundo a empresa.

“O voo especial de hoje mostra que a próxima fase da recuperação das viagens internacionais não está distante”, afirmou o diretor executivo da companhia aérea, Akbar Al Baker.