Saúde da mulher

9 formas naturais de substituir a cafeína

Crédito: Pexels

Se você costuma ser atingida por um sono que parece te atormentar todos os dias no meio da tarde, provavelmente recorre à cafeína para solucionar o problema — seja com uma xícara de café ou até mesmo uma lata de energético. 

+ Excesso de café pode te deixar mais sonolenta e cansada, afirmam especialistas

+ Chá verde ou chá preto? Conheça seus benefícios e diferenças

No entanto, quando ingerida em excesso, essa substância pode trazer malefícios à saúde. E se você está procurando maneiras de reduzir sua ingestão de cafeína, confira nove formas naturais de se livrar do sono do meio da tarde com informações da “Women’s Health”. 

Encontre algo para rir

Pexels

Uma boa forma de fazer uma pausa rápida que te deixará mais energizada e motivada é encontrando algo para rir, seja um vídeo nas redes sociais, uma cena de filme ou algumas páginas de um livro.

Um estudo da Universidade de Santo Agostinho para Ciências da Saúde, nos Estados Unidos, analisou os batimentos cardíacos e os gastos de energia de pessoas que se divertiram e descobriu que o riso genuíno pode aumentar ambos. A pesquisa também mostra que o riso pode aliviar o estresse, diminuir a pressão arterial, melhorar o humor e aumentar as endorfinas, assim como um treino leve.

Saia para uma pequena caminhada

Pexels

Quando você sentir que seus olhos estão começando a se fechar, feche seu computador e dê um passeio. 10 ou 15 minutos de caminhada são suficientes para lhe dar um mais energia do que você obteria com o café.

Um estudo de 2017 publicado na revista científica “Physiology & Behavior” comparou os efeitos do consumo diário de cafeína com curtos períodos de atividade física (como caminhar). Os pesquisadores descobriram que esses intervalos curtos de atividade — como subir e descer escadas — eram mais eficazes no aumento dos níveis de energia para pessoas com sono insuficiente crônico.

Coma um café da manhã saudável e um almoço leve

Freepik

Como medida preventiva, opte por um café da manhã rico em proteínas e pobre em carboidratos e um almoço mais leve.

Um café da manhã bem equilibrado fornece energia lentamente ao longo da manhã. Enquanto isso, um café da manhã rico em carboidratos (como pão) pode levar a um pico de açúcar no sangue, o que pode resultar em perda de energia mais tarde.

Além disso, comer um grande almoço pode fazer com que seu corpo produza serotonina, o que pode deixá-la cansada. Tente manter seu almoço pequeno e cheio de alimentos energizantes, como nozes, ovos e feijão.

Faça um treino rápido

Pexels

Nem todas as pessoas conseguem parar suas tarefas para realizar um treino no meio da tarde, mas se você puder fazê-lo, essa é uma boa ideia.

Um estudo publicado pelo “Journal of Occupational and Environmental Medicine” analisou pessoas que fizeram uma pausa para se exercitar durante o dia de trabalho e descobriu que isso poderia melhorar a produtividade. Além disso, o exercício é um grande impulsionador de energia natural: estimula o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea, levando a maiores níveis de energia.

Escute suas músicas favoritas

Pexels

Segundo uma pesquisa publicada na “Nature Neuroscience”, a dopamina química do bem-estar foi 9% maior em voluntários que estavam ouvindo música que gostavam. Músicas animadas são melhores para aumentar o estado de alerta e a atenção, então certifique-se de ouvir algo que faça você querer dançar.

Além disso, outro estudo publicado no “Journal of Music Therapy” mostrou que os participantes que foram instruídos a cantar relataram que isso os deixou mais energizados e menos sonolentos.

Dê pequenas pausas durante o dia

Pexels

Quando você tem muito o que fazer, provavelmente crê que precisa se sentar e fazer tudo antes de dar uma pausa. Embora essa pareça a maneira mais produtiva de trabalhar, provavelmente não é.

De acordo com o “New York Times”, especialistas acreditam que você pode ser mais produtiva a longo prazo se trabalhar em rodadas de 90 minutos seguidas de uma pausa. Isso dá ao seu cérebro algum tempo para descansar e recarregar, beneficiando sua saúde física e mental

Tire um cochilo revigorante

Pexels

Às vezes, a única coisa que você pode fazer para superar a exaustão é realmente descansar um pouco. Por isso, se você estiver trabalhando de casa, experimente tirar uma soneca rápida.

Especialistas ressaltam que um cochilo ideal dura de 10 a 30 minutos, podendo combater a sonolência, melhorar seu humor, deixá-la mais alerta e melhorar o desempenho cognitivo. 

Beba água no lugar de cafeína

Pexels

Estudos realizados pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostraram que mesmo uma perda de apenas 1,5% no volume normal de água do organismo pode levar à fadiga e à incapacidade de concentração, e os autores destacam que as mulheres são especialmente suscetíveis a isso. 

Portanto, certifique-se de beber água ao longo do dia, especialmente à medida que a tarde chega.

Use óleo essencial de menta

Pexels

Segundo o “The Healthy”, o óleo essencial de menta pode te dar um pequeno impulso durante o dia: basta cheirá-lo ou colocar um pouco nas têmporas.