Só porque você está tentando adicionar menos açúcar à sua dieta, não significa que a sobremesa precisa ser totalmente proibida. É isso mesmo: é totalmente possível fazer sobremesas sem açúcar — ou com adição de açúcar reduzida. A chave é substituir ingredientes comumente usados, como açúcar branco, mel ou xarope de bordo, por outros ingredientes deliciosos.

+ Entenda por que você tem desejo por doces e saiba como controlá-lo

+ 5 receitas fitness deliciosas para se aquecer no frio

E há muitas opções para escolher, principalmente se você está tentando se alimentar de maneira mais saudável, perder peso ou gerenciar uma condição como a diabetes. À “Women’s Health”, de onde são as informações, a nutricionista Lori Zanini compartilha alguns dos seus substitutos favoritos para fazer sobremesas sem açúcar (ou reduzindo-o), além de dicas de como usá-los.

Como substituir o açúcar em sobremesas

Frutas

Unsplash

A doçura da fruta vem de açúcares naturais que são mais saudáveis do que os açúcares adicionados. “A fruta fornece açúcares naturais em um pacote que também contém vitaminas, minerais e fibras”, explica Lori. Esse “bônus” é essencial, pois pode diminuir o impacto de uma sobremesa e torná-la mais satisfatória — para que você fique menos tentada a repetir o prato.

Como usar: Uma opção é substituir todo ou parte do açúcar em sua receita favorita por purê de banana, molho de maçã sem açúcar ou purê de tâmaras. Se estiver preocupada em como esses ingredientes podem mexer com a textura da sua sobremesa, você também pode reduzir o açúcar das frutas ou colocar pedaços de frutas frescas ou secas picadas para criar pequenas doses de doçura extra. Tente maçãs, peras, tâmaras ou cerejas secas sem açúcar.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

+ Afinal, doces sem açúcar são mais saudáveis?

Chocolate amargo

Unsplash

O teor de açúcar varia de uma barra de chocolate para a outra. Mas, em geral, “você sempre pode contar com o chocolate amargo para ter significativamente menos açúcar adicionado do que no chocolate ao leite”, diz Lori. Enquanto um punhado de chocolate amargo tem cerca de 6 gramas de açúcar, uma porção de chocolate ao leite pode ter 13 gramas ou mais, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Portanto, você reduzirá automaticamente o conteúdo de açúcar em sua receita favorita, recheada de chocolate, apenas fazendo essa troca. O chocolate amargo adiciona à sua sobremesa, ainda, compostos benéficos como flavonóis e polifenóis, pensados ​​para ajudar a proteger seu coração, promover a função cerebral saudável e até mesmo melhorar o humor.

Como usar: Usar a mesma quantidade que você usaria de chocolate ao leite, e verifique se o chocolate realmente é amargo. “Procure pelo menos 70% de cacau“, indica Lori. “Isso garantirá que o teor de açúcar esteja no lado inferior — e os antioxidantes no lado superior”.

Vegetais

Unsplash

Você não precisa fazer brownies de brócolis. Mas, semelhante à fruta, vegetais ricos em amido, como batata-doce, cenoura e beterraba, “são ricos em açúcares naturais que podem tornar as sobremesas mais doces com menos açúcar adicionado”, ressalta Lori. Eles também contêm muitos nutrientes e fibras benéficos.

Como usar: Tente trocar todo ou parte do açúcar da receita por purê de batata-doce, purê de beterraba ou cenoura ou pastinaca/cherovia ralada. O sabor da terra das beterrabas tende a funcionar especialmente bem nas receitas de chocolate; batatas-doces, cenouras ou pastinacas são especialmente saborosas em assados ​​com frutas secas ou especiarias quentes (como canela ou gengibre).

Outros sabores sem calorias

Unsplash

A hortelã-pimenta no chocolate com menta, a baunilha nos biscoitos ou o cravo no beijinho — “Todos esses ingredientes são considerados doces porque são frequentemente usados ​​em sobremesas, apesar de conterem zero açúcar”, Lori ressalta. Então, use-os a seu favor!

Como usar: Ao reduzir o açúcar adicionado de uma receita, tente aumentar alguns aromas que não contenham açúcar ou adicione alguns novos na mistura. “Uma ou duas colheres de chá de canela em pó ou extrato de amêndoa ou baunilha farão praticamente qualquer sobremesa parecer mais doce e deliciosa em geral”, pontua Lori. Tente, ainda, polvilhar um punhado de coco ralado sem açúcar ou sementes de papoula. Ambos têm uma doçura sutil que também pode adicionar um sabor extra à sua sobremesa.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias