A pele dura, seca e escamosa nos pés é um problema recorrente. De acordo com uma pesquisa da Faculdade Real de Podologia do Reino Unido (RCPod), 45% das mulheres sofrem com calcanhares rachados e doloridos, com 10% recusando-se a usar sapatos de salto abertos como resultado.

+ Entenda como seus pés podem indicar que sua saúde está em risco

+ Como fazer um spa em casa para se reconectar consigo

“Mulheres de todo o mundo vêm à minha clínica para obter ajuda com seus pés duros e secos”, conta a podóloga de celebridades Margaret Dabbs à “Women’s Health”, de onde são as informações. E se você sofre com essa condição, ela tranquiliza: “É extremamente comum e muito fácil de curar. Você só precisa descobrir a melhor opção para você.”

Embora consultar uma podóloga seja o mais recomendado, os tratamentos em casa podem ser um bom ponto de partida. Saiba como começar a seguir.

O que causa a pele dura e seca nos pés?

Durante os meses de outono e inverno, quando o tempo está mais frio e seus pés ficam “escondidos”, é mais provável que a pele endurecida se desenvolva pela falta de cuidados especiais. Além disso, o impacto dos pés contra o chão pode fazer com que a pele seca se acumule em suas solas, a fim de proteger seus pés contra bolhas.

Até mesmo sua etnia pode ser considerada como um fator agravante. Segundo o periódico “Podiatry Today”, os níveis mais baixos de ceramida na pele negra do que nas peles caucasiana e asiática predispõe pessoas negras a uma pele mais seca e, por sua vez, calcanhares duros e rachados.

Diferentes tipos de pele ressecada dos pés

Freepik

Existem diferentes tipos de ressecamento que podem ocasionar pés secos. As calosidades, por exemplo, acontecem quando a pele dura se forma sobre uma área seca para evitar mais lesões — o que as torna comuns em pessoas que praticam corrida.

Já os calos são menores que as calosidades, e são frequentemente encontrados nos dedos dos pés. Geralmente, são formados pelo atrito e podem ser comuns se você costuma usar sapatos de salto alto.

Calos e calosidades geralmente não são prejudiciais, mas podem sangrar e doer se ficarem extremamente secos e rachados, levando a infecções bacterianas.

O que significa ter a pele extremamente ressecada nos pés?

Condições de pele subjacentes, como pé de atleta, psoríase ou dermatite atópica  podem ser a causa dos pés secos e duros. Em casos como estes, a pele dura e ressecada não pode ser removida usando técnicas caseiras, e você pode precisar da ajuda de um podólogo.

Além disso, Margaret revela que as calosidades e o ressecamento podem ser causados pelo uso de calçados inadequados, e escolher sapatos que sirvam corretamente é fundamental para manter a maciez dos pés.

Se você tiver calosidades, procure evitar as solas de couro e borracha, que causam mais atrito. As solas de gel ou solas internas darão aos seus pés o apoio que precisam, nos lugares certos.

Por que é importante remover a pele dura dos pés?

O acúmulo de pele dura e ressecada pode significar que a pele é menos capaz de se esticar, o que, por sua vez, reduz sua sensibilidade ao longo do tempo. Isso pode levar à secura, inchaço e rachaduras.

Como garantir a maciez dos pés

Unsplash

“Sempre inicie os tratamentos quando seus pés estiverem secos. A pele molhada mascara as áreas que precisam de tratamento, o que significa que você também não pode ver os calos das áreas da pele seca”, aconselha Margaret.

Lixe as áreas de pele espessa ou calejada em direção ao meio dos pés uma vez por semana. Em seguida, esfolie os pés, enxágue, seque e aplique uma camada generosa de creme para a região. “Você não consideraria esfoliar o rosto sem seguir com um hidratante, e o mesmo se aplica aos pés”, observa a especialista. Se você não obtiver os resultados desejados, considere uma visita ao podólogo para tratamentos profissionais.