É natural que a ideia de um primeiro encontro te deixe nervosa. Afinal, você está se preparando para conhecer alguém pelo qual demonstra interesse e até mesmo alguma vulnerabilidade. É possível que você tenha saído de um relacionamento longo e não se lembre mais como flertar, ou, ainda, que esse seja o primeiro encontro de sua vida. Seja como for, é possível se acalmar e aproveitar seu momento a dois.

+ 5 dicas de linguagem corporal na hora da paquera

+ Como conhecer pessoas sem usar aplicativos de relacionamento

À “Slice”, de onde são as informações, a proprietária da Shanny In The City, uma boutique de encontros e serviços de coaching de relacionamento de Toronto, no Canadá, Shannon Tebb, explicita que o primeiro passo para um primeiro encontro bem-sucedido é certificar-se de que você está com a cabeça “no lugar”. Ela recomenda que você considere como está se sentindo e se está emocionalmente e mentalmente pronta para abrir-se para outra pessoa.

Segundo Shannon, ter um propósito ao planejar um encontro a ajudará a evitar o nervosismo. “É sobre o indivíduo ter certeza de que está em um bom espaço mental”, pontua, sugerindo que você avalie se já se recuperou de seu último término. Se você acabou de sair de um relacionamento, pode se beneficiar de algum tempo de reflexão a sós.

+ Psicóloga dá dicas para evitar recaídas e superar o(a) ex de uma vez por todas

Como se acalmar antes do primeiro encontro

mulher passando batom vermelho em frente ao espelho, primeiro encontro
Pexels

Shannon recomenda agendar seus encontros somente nos dias em que tenha certeza que estará livre, e encoraja que você se permita ter um encontro que dure o quanto desejar, sem um final específico em mente.

“Eu tive encontros que duraram duas, quatro, cinco horas. É sobre como vocês fluem juntos(as)”, explica. “Agora, se você tiver outro compromisso mais tarde naquela noite, você pode avisá-lo(a), ‘você sabe, eu adoraria jantar entre 19h e 22h, mas precisarei sair cedo para um compromisso”, detalha a especialista.

Embora não seja necessário definir a duração específica de seu encontro, assumir o controle do planejamento pode fazer com que você fique menos nervosa. Nesse sentido, você também pode sugerir locais que goste e que te façam sentir segura. Isso pode, inclusive, ajudar a conversa a fluir.

Se você estiver em dúvida do look, escolha algumas opções de roupas que te façam sentir confiante e sensual, mas deixe a decisão final para o dia do encontro. 

A especialista sugere, ainda, que você aposte em um pouco de autoprazer antes de sair de casa. A masturbação é uma ótima forma de fazer fluir as endorfinas no organismo e aliviar a tensão. 

Se mesmo após seguir todos esses passos você ainda estiver nervosa, não se preocupe: um pouco de nervosismo é saudável e normal. Isso pode significar que você está realmente interessada naquela pessoa e aberta às infinitas possibilidades que virão.