O verão está chegando e, com ele, chega também a hora de tirar do armário suas melhores saias e vestidos. Infelizmente, essas peças de roupa trazem consigo as assaduras nas coxas avantajadas, um problema doloroso para muitas mulheres.

+ Especialista indica os principais cuidados com a saúde íntima no verão

+ Verão favorece inchaço e dor nas pernas e pés; confira os cuidados

Com informações da “Glamour”, confira dicas de especialistas para evitar o atrito entre as coxas e aproveitar o verão com muito mais liberdade.

O que causa as assaduras nas coxas 

Segundo a dermatologista Marisa Garshick, as assaduras nas coxas podem ser vermelhas ou descoloridas e resultam da fricção entre elas. O também dermatologista Brendan Camp concorda, acrescentando que, além do atrito pele com pele, as assaduras também podem ser ocasionadas pelo atrito entre pele e algum tecido.

Além disso, outras áreas podem ser afetadas, como virilha, axilas e embaixo dos seios.

Prevenção

Para evitar o atrito que pode ocasionar assaduras, a principal recomendação de Brendan é investir em peças de roupa que limitem a fricção entre as coxas, como shorts de tecidos respiráveis. 

O especialista sugere, ainda, a aplicação de talco na região, que atua como um lubrificante seco para absorver o excesso de umidade e amenizar o atrito. 

Marisa complementa, recomendando a aplicação de um creme barreira, pomada ou bálsamo nas áreas que costumam ser afetadas.

Tratamento

Se suas coxas estão assadas devido ao atrito, não se preocupe: ainda é possível curtir o verão.

Para tratar o problema, o dermatologista Peter Young sugere lavar a área com água morna gentilmente. “Seque com batidinhas com uma toalha suave e aplique um agente lubrificante, como vaselina”, aconselha.

Segundo Marisa, a maioria dos cremes, pomadas e loções pode ajudar a pele a se recuperar. Para ela, dar algum tempo para que a região se recupere é de extrema importância para evitar que as assaduras se intensifiquem.

Por fim, Peter adverte contra os banhos com água muito quente e os sabonetes ásperos, por serem agentes que podem danificar ainda mais a camada mais externa da pele, e endossa o uso de hidratantes neutros na região.