Se você é adepta à pílula anticoncepcional, com certeza já ouviu que a recomendação é tomá-la todos os dias no mesmo horário. Além de te ajudar a inserir um hábito em sua rotina, a prática garante o propósito do medicamento — ou seja, prevenir a gravidez. Mas e se o horário em que você está acostumada a ingerir a pílula, por alguma razão, não funciona mais para você?

+ Métodos contraceptivos podem ter a depressão como efeito colateral?

+ Pesquisa revela que 62% das internautas brasileiras já tiveram alguma gravidez não planejada

Felizmente, as regras acerca do horário em que você toma seu anticoncepcional podem ser menos rígidas do que você pensa. Nancy Shannon, diretora médica da Nurx, explica que existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais: pílulas combinadas, que contêm estrogênio e progestina, e pílulas somente de progestina. E é o tipo que você toma que determina o quão rigorosa você precisa ser.

“Pílulas de progestina devem ser tomadas no mesmo período de três horas todos os dias para serem eficazes”, explica ela à “POPSUGAR”, de onde são as informações, destacando que as pílulas combinadas são mais tolerantes. No entanto, você pode, sim, alterar a hora de tomar seu anticoncepcional, mesmo que ele seja apenas de progestina.

“Se você quiser ir de tomar a pílula ao acordar para quando vai dormir, por exemplo, a melhor maneira de fazer isso é movê-la gradualmente enquanto permanece nessa janela de três horas”, aconselha a obstetra Jennifer Lincoln. “Você pode movê-la em uma ou duas horas por dia até chegar onde quiser.” Outra opção é simplesmente tomar o comprimido no horário que você quiser — neste exemplo, antes de ir para a cama —, mas Jennifer enfatiza que você deve usar outra forma de controle de natalidade, como preservativos, por 48 horas enquanto seu corpo se ajusta.

Se sua pílula é combinada, é ainda mais fácil alterar seu horário. “Desde que você tome sua pílula combinada de forma consistente todos os dias, não importa muito se você a toma de manhã em um dia e à noite no dia seguinte”, assegura Nancy. Isso significa que basta ingerir o medicamento dentro de 24 horas e você estará segura. No entanto, a especialista alerta: “Tomar a pílula na hora certa reduz o risco de sangramento de escape, que é inofensivo, mas pode ser irritante.”

Jennifer pontua, como segunda opção, que você tome uma dose extra de sua pílula combinada no dia da mudança. “Se você quiser ir das 9h às 21h, pode tomar dois comprimidos nesse dia e depois continuar tomando apenas um, à noite. Você vai terminar a cartela um dia antes, e tudo bem.”

A obstetra destaca que não há necessidade de entrar em pânico sobre uma dose ser adiada em uma ou duas horas. Da mesma forma, mudar a hora de tomar a pílula não é um problema, desde que você siga algumas orientações simples. E se seguir um cronograma definido for um motivo de ansiedade, você pode considerar uma forma alternativa de método contraceptivo, como DIU, adesivo ou anel vaginal.