Quando o assunto é beleza, os cabelos são uma das principais preocupações. Para manter a boa aparência das madeixas, cuidados especiais são indispensáveis. Porém, isso não significa exagerar no uso de cosméticos, mas seguir um cronograma capilar adequado.

+ 5 dicas para evitar pontas duplas em seu cabelo

+ 9 dicas para fazer os cabelos crescerem mais rápido

Conforme o hairstylist Rudi Werner, o cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que combina hidratação, nutrição e reconstrução intercaladas durante a lavagem dos fios. “[O método] é responsável por devolver os nutrientes e minerais que o cabelo precisa para se manter mais saudável”, informa.  

Embora pareça simples, é preciso atenção em como montar um cronograma capilar corretamente. Afinal, o método deve ser individualizado. Por isso, vale pedir orientação de um profissional. Contudo, algumas regras básicas também podem te ajudar nessa tarefa.

Como montar um cronograma capilar

A montagem do cronograma depende das necessidades de cada cabelo, explica Rudi. “No geral, é recomendado duas hidratações e duas nutrições semanais e uma reconstrução a cada 15 dias”, orienta o hairstylist, alertando que “disciplina e cuidado com a ordem dos produtos aplicados” (shampoo, máscara e condicionador) são os principais pontos de atenção ao método.

Para a escolha dos produtos de cada etapa, o especialista indica a leitura dos rótulos e a busca por marcas de referência no mercado. “Para hidratação e reconstrução, máscaras referentes a cada benefício associadas ao condicionador funcionam muito bem. Para a nutrição, muitas vezes um óleo de coco já é extremamente eficiente, não necessitando gastar com produtos caros”, pontua.

Rudi acrescenta que além do óleo de coco para nutrição, outras receitas caseiras para os cabelos podem ser aliadas ao método. Para hidratação, por exemplo, ele indica mel e abacate. Já para a reconstrução, a recomendação é misturar vinagre de maçã à máscara de tratamento de sua preferência.

Por fim, o profissional explica que as máscaras podem ser aplicadas em todas as lavagens, entretanto, o ideal é intercalar a higienização dos fios — dia sim, dia não. Além disso, o cronograma capilar deve ser realizado por, no máximo, seis meses consecutivos. “Se possível, pode encerrar após o primeiro mês, ao perceber que o cabelo está mais saudável.”