Saúde da mulher

Como identificar se você está se envolvendo com alguém emocionalmente indisponível

Crédito: Pexels

Imagine a seguinte situação: você está lutando consigo mesma para não enviar a décima mensagem seguida para uma pessoa com quem está se envolvendo, mas não te responde há mais de oito horas. Além de não responder às suas mensagens ou não perguntar como está, essa pessoa dá todo tipo de desculpa para evitar sair contigo. Se você sabe que não fez nada de errado e não entende quais são as razões de tamanha falta de atenção, você pode estar flertando com uma pessoa emocionalmente indisponível.

+ “O Eca”: o que fazer se você sente repulsa pela pessoa que ama?


+ 17 sinais de que você está em um casamento infeliz e como decidir o que fazer

O que significa ser ou estar ‘emocionalmente indisponível’?

Segundo a terapeuta Alyson Cohen, uma pessoa emocionalmente indisponível tem dificuldade em receber amor e outras emoções profundas de outras pessoas. “É difícil entender os sentimentos dos outros, porque eles mal conseguem entender os próprios”, explica. E completa: “A ideia inconsciente aqui é que se você pode bloquear sentimentos, você também pode bloquear sua dor.” Estes indivíduos não estão cientes de como sua aversão à intimidade pode afetar um relacionamento em potencial. 

De acordo com a “Women’s Health”, de onde são as informações, indivíduos emocionalmente indisponíveis se “esquivam” de momentos de vulnerabilidade que poderiam criar uma conexão real. Para eles, é fácil afastar pessoas que cerceiam seus limites emocionais — que podem ser severos —, deixando-as confusas e sem saber se fizeram algo errado. 

Dentre os motivos pelos quais alguém pode estar emocionalmente indisponível, existem os que podem ser temporários — como um término recente ou uma mudança de carreira — ou de longo prazo — como traumas de infância. No entanto, conforme a terapeuta de casais Marni Feuerman, “se você se envolver com alguém que está disposto a ter um relacionamento, mas constantemente coloca barreiras à intimidade, então a causa pode ser mais profunda do que uma situação temporária”. 

A seguir, confira 12 sinais de que uma pessoa pode estar emocionalmente indisponível.

Ela nunca esteve em um relacionamento sério

A indisponibilidade emocional pode não ser a única razão pela qual alguém nunca esteve em um relacionamento, mas não deve ser descartada como um sinal.

Ela não tem conversas profundas

Como falar menos sobre seriados e mais sobre problemas no trabalho, por exemplo. 

Ela não é afetuosa

Toques, elogios e sexo são meios para a intimidade — o que uma pessoa emocionalmente indisponível geralmente evita. E isso se aplica também aos pequenos gestos.

Ela é, literalmente, indisponível

Se comunicar, mesmo que virtualmente, ou se encontrar com alguém emocionalmente indisponível é difícil — e isso é intencional. “A pessoa está colocando distância física entre vocês, o que também pode mascarar sua distância emocional”, explica Alyson.

Ela não respeita seu tempo

Desmarcar um compromisso uma vez é aceitável. Mas se essa pessoa cancela seus planos juntos o tempo todo, ela pode estar indisponível.

Ela não te apresenta para os amigos

Se você está saindo com alguém há meses e ainda não conheceu um amigo sequer, essa pessoa pode estar evitando dar reconhecimento ao relacionamento de vocês. “Ela não está disposta a te tornar parte de sua vida”, diz a terapeuta familiar Darlene Lancer.

Ela acredita que emoções são um sinal de fraqueza

Pessoas emocionalmente indisponíveis não têm problemas em julgar e criticar pessoas sentimentais. Desconfortáveis ​​com a seriedade, elas podem zombar de você ou tentar aliviar o clima quando você começa a falar sobre algo sério. “Eles estão mostrando que a vulnerabilidade não é atraente”, explica Alyson. 

Ela não te entende

Essa pessoa pode fazer com que alguém com uma visão saudável de relacionamento se sinta mal por suas necessidades. Pode não ser proposital, mas sentir-se incompreendida ou negligenciada traz péssimos sentimentos de rejeição à tona. 

Ela procura a perfeição

Segundo Darlene, uma pessoa emocionalmente indisponível sempre procurará todas as desculpas possíveis para terminar um relacionamento. “Eles encontrarão algo errado com você e, na maioria das vezes, isso é usado para criar distância”, explica. 

Ela diz que você é ‘intensa’

Pessoas fechadas podem enxergar alguém que tenha disponibilidade emocional como “dramática” ou “intensa” — e frequentemente pode chamar sua atenção e duvidar de seus sentimentos. Na verdade, elas lutam muito para terem empatia

Ela está sempre na defensiva

Se uma pessoa emocionalmente indisponível ousa expor como se sente, ela rapidamente entra na defensiva, culpando outras pessoas e não confrontando seus conflitos emocionais. 

Ela se afasta e não se esforça

Quanto mais você tenta se conectar, mais ela se afasta. Além disso, essa pessoa não se esforça para criar uma conexão. 

O que fazer se você realmente gosta dessa pessoa

Pelo bem de sua saúde mental, lembre-se que não é responsável por mudar os hábitos de uma pessoa emocionalmente indisponível. Um relacionamento unilateral com alguém que não pode apoiá-la ou amá-la da maneira que você merece é exaustivo, além de, em alguns casos, beirar o abuso emocional (também conhecido como gaslighting). Se a pessoa não apresentar sinais de mudança de hábitos, pense em seguir em frente como um ato de autocuidado. É difícil desistir de alguém que você quer, mas será muito menos doloroso se separar cedo.

Entretanto, se o seu coração acredita que seu(ua) parceiro(a) está lutando para se abrir, ele(a) pode precisar da sua ajuda para aprender a tolerar e entender seus sentimentos. Com um esforço mútuo para progredir — especialmente se a outra pessoa fizer terapia — é possível que esse casal tenha um futuro. “Uma pessoa pode ser capaz de derrubar as paredes de alguém que tenha alguma vontade de remover lentamente os tijolos”, aponta Marni. “Em última análise, cabe a eles [os emocionalmente indisponíveis] se tornarem mais emocionalmente acessíveis, presentes e engajados”, finaliza.