Como garantir a quantidade ideal de proteínas em sua dieta

Dieta balanceada e prática de exercícios físicos são dois grandes pilares de uma vida saudável. E para ter uma alimentação que promova energia o suficiente para um bom desempenho em suas atividades, as proteínas são essenciais.

+ 5 erros alimentares que atrapalham seu emagrecimento

+ 8 dicas saudáveis para perder peso rápido

Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, as proteínas são macronutrientes de extrema importância para o desenvolvimento dos músculos. No entanto, pode ser um desafio encaixar a quantidade ideal delas em sua alimentação, especialmente se você não tem o costume de consumir carnes.

+ Macronutrientes são a chave para emagrecer com saúde, entenda-os

“Além de ajudar a promover a saciedade, as proteínas também podem ajudar a acelerar o metabolismo, o que pode auxiliar a queima de calorias de forma mais eficiente — importante para quem tenta mudar sua composição corporal”, explica a diretora de performance esportiva, nutrição e educação da Herbalife Nutrition, Dana Ryan. Além disso, esse nutriente ajuda a manter a massa muscular a níveis adequados.

Qual a quantidade de proteínas ideal para mim?

De acordo com o portal, a quantidade recomendada de proteínas para seres humanos é de cerca de 1,5 gramas a cada quilo. No entanto, esse número pode variar dependendo das especificações individuais de cada um, e deve ser corroborado por um(a) nutricionista.

Ademais, o horário em que se consome as proteínas é de suma importância, especialmente para quem deseja desenvolver músculos, segundo Dana.

“Comer proteína após um treino ajuda a reparar e reconstruir músculos. Você deve ter como objetivo consumir 20 a 40 gramas de proteínas em até meia hora após malhar”, pontua a especialista.

Como consumir a quantidade ideal do nutriente

mulher despejando scoop com pó em coqueteleira, perder gordura abdominal, proteínas
Unsplash

Em alimentos, proteínas saudáveis podem ser encontradas em aves magras, carne vermelha, peixes, laticínios, ovos, soja e ervilhas.

Suplementos como o whey protein também são boas opções, pois são digeridos rapidamente e contribuem para o crescimento e a manutenção da massa muscular. Além disso, eles podem ser mais facilmente encaixados em lanches entre as refeições.

Para obter uma dieta rica em proteínas nos horários certos, entretanto, consultar um profissional da nutrição é indispensável.