Como foi o reencontro entre jovem e amiga que o abanou em trilha no PR

Roberto Farias Tomaz foi encontrado cinco dias após ter desaparecido no Pico Paraná

Pico Paraná
Roberto Farias Tomaz e Thayane Smith Foto: Reprodução/TV Globo

“Eu confiei em você”, disse Roberto Farias Tomaz, de 20 anos, ao reencontrar Thayane Smith, de 19, pela primeira vez após ter sido abandonado por ela durante uma trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, no dia 1° de janeiro.

O encontro entre os dois foi divulgado pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, no domingo, 11. A jovem pediu desculpa ao amigo por tê-lo abandonado e disse que não imaginou que ele ficaria desaparecido por cinco dias. Mesmo assim, Roberto afirmou que o “laço” entre eles se encerrou e entregou a Thayane uma mochila dela que ele carregou durante o caminho de volta.

Antes do encontro pessoal, a jovem afirmou que ligou para Roberto, mas ele não atendeu. “Me arrependo porque, se eu não tivesse deixado ele para trás, nada disso teria acontecido”, emendou. Em seguida, ela se despediu do rapaz com um adeus.

Relembre o caso

Roberto Farias Thomaz foi encontrado vivo em 5 de janeiro deste ano. Ele havia desaparecido durante uma trilha no Pico Paraná.

Em uma postagem nas redes sociais, a família de Roberto publicou uma foto do jovem, com a seguinte legenda: “Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital”. Na mesma publicação, os familiares do trilheiro agradeceram por toda a ajuda e orações.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, informou que foram enviadas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar, para fazer o acolhimento do jovem e levá-lo ao atendimento médico. Ele ainda destaca que é necessária uma investigação a fim de compreender como tudo aconteceu, de que forma ele se separou do grupo e como foi encontrado em Antonina. “Fica uma lição para todos nós, do risco de uma atividade como essa, graças a Deus ele está bem e foi encontrado com vida”, completou.

Em uma outra postagem, agora no perfil pessoal da irmã de Roberto, é possível ver a gravação de uma vídeo chamada do jovem. Ele aparenta lucidez ao falar seu nome completo e data de nascimento. O garoto ainda diz que está em uma fazenda e gravará vídeos como prova de vida.

O Coronel Antônio Hiller, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, relatou que, graças às buscas, por meio de aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, empregadas para encontrar o garoto, drones com reconhecimento de calor, mais 60 integrantes nas operações e um grupo de voluntários, foi possível localizar Roberto em Antonina. Ele destaca a importância de não se aventurar sozinho em locais como o Pico do Paraná. “As pessoas tem que se conscientizar que é um ambiente de risco”, emendou.