Palmeiras e Chelsea disputam, nesta sexta-feira, 04, às 22h, horário de Brasília, as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. O confronto marca a reedição da final do Mundial de 2021, quando as equipes se enfrentaram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Por decorrência dos atrasos nas competições devido a pandemia da Covid-19, o Mundial, que normalmente seria disputado em 2021, teve de ser realizado em fevereiro de 2022. Na decisão chegaram os adversários desta sexta, Chelsea e Palmeiras, campeões da Champions League e Libertadores do ano anterior, respectivamente.
+ Veja o ranking dos salários das oito equipes que seguem no Mundial de Clubes
+ Quartas de final do Mundial de Clubes estão definidas; veja os confrontos e horários
Naquela altura, o Palmeiras era o principal time do continente Sul-Americano, tendo sido campeão da Libertadores duas vezes em sequência, ambas no mesmo ano. Com o título em cima do Flamengo, em novembro de 2021, se qualificou para o Mundial, onde encarou o Al-Ahly na semifinal e venceu por 2 a 0, avançando até a decisão.
Já o Chelsea, por sua vez, havia conquistado a Champions League de maneira surpreendente no ano anterior. Os Blues enfrentaram o Manchester City de Pep Guardiola, e era tratado como azarão para o jogo decisivo. Entretanto, a equipe londrina bateu os rivais ingleses por 1 a 0 na grande final e se qualificaram para o Mundial de Abu Dhabi. Para enfrentar o Palmeiras, o Chelsea passou pelo Al-Hilal na outra semifinal.
Como foi o jogo?
No confronto decisivo em Abu Dhabi, o Chelsea bateu o Palmeiras na prorrogação. A equipe inglesa saiu na frente com gol do atacante belga Lukaku, aos 54 minutos. O centroavante aproveitou cruzamento vindo da lateral e marcou de cabeça.
Dez minutos depois, aos 64, o Palmeiras teve um pênalti a seu favor após toque de mão de Thiago Silva na grande área. Raphael Veiga converteu a cobrança e garantiu o empate, levando a partida para o tempo extra.
Quando o jogo parecia se encaminhar para as penalidades, o Chelsea teve um pênalti assinalado a seu favor aos 117 minutos. Na cobrança, o atacante alemão Kai Havertz deslocou o goleiro Weverton e decretou a vitória dos Blues, sacramentando o título inédito para o clube.
Como eram as equipes?
Na Europa é comum as equipes se manterem semelhantes durante vários anos, com os jogadores permanecendo na equipe por diversas temporadas, enquanto no Brasil a rodagem de elenco costuma ser maior. Entretanto, quatro anos depois da decisão nos Emirados Árabes, o cenário é diferente. Veja como eram os elencos e como estão agora:
Chelsea

Jogadores do Chelsea comemorando o título do Mundial – Reprodução/X/@ChelseaFC
Na partida decisiva entre Chelsea e Palmeiras, em fevereiro de 2022, o Chelsea levou para o jogo 23 jogadores. A escalação para o duelo foi a seguinte: Mendy, Christensen, Thiago Silva, Rüdiger e Azpilicueta; Kanté, Kovačić, Hudson Odoi, Mount, Lukaku e Havertz. Entraram no jogo Sarr, Saúl, Ziyech, Pulisic e Werner. O técnico era o alemão Thomas Tuchel.
Do técnico, escalação e jogadores que entraram em campo vestindo a camisa azul do clube inglês, nenhum está mais no clube. Dos 23 convocados para o confronto, apenas o meio-campista Trevoh Chalobah ainda pertence ao Chelsea e deve estar em campo no duelo decisivo.
Autores dos gols decisivos do Chelsea, Lukaku foi emprestado para a Internazionale e depois para a Roma, antes de se transferir oficialmente para o Napoli em 2024. Já Havertz foi negociado para o Arsenal, rival londrino dos Blues.
Para o confronto desta sexta-feira, com uma equipe completamente diferente do último encontro entre os clubes, o torcedor certamente pode esperar um tipo de jogo distinto do visto em 2022. O clube, que está na Copa do Clubes justamente graças a conquista da Champions em cima do City, vive uma situação de remontagem.
A equipe, comandada por Enzo Maresca, investiu pesado nos últimos anos e passou por situações extracampo fundamentais, como a venda do clube, que antes era dirigido por Roman Abramovich , após sanções impostas pelo governo do Reino Unido contra pessoas ligadas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Desta maneira, passou por uma reestruturação de elenco, que vem sendo remodelado a cada temporada, com contratações chegando inclusive nesta Copa, como é o caso do atacante brasileiro João Pedro, anunciado na última semana. Para o duelo diante do Palmeiras, o Chelsea deve ir a campo com a seguinte formação: Robert Sánchez; Reece James (Malo Gusto), Badiashile, Colwill e Cucurella; Chalobah, Lavia (Dewsbury-Hall), Enzo Fernández e Palmer; Pedro Neto e Delap.
Palmeiras

Elenco do Palmeiras na final do Mundial contra o Chelsea – Fabio Menotti/Palmeiras
Do lado alviverde, a situação é oposta. Exemplo de gestão e continuidade no futebol brasileiro, o Palmeiras optou por manter grande parte do elenco e também sua comissão técnica vencedora nas últimas temporadas. A equipe, que segue comandada pelo português Abel Ferreira desde 2020, deve contar com uma série de jogadores que estiveram em campo na decisão em 2021.
No confronto em Abu Dhabi, o Palmeiras também levou a campo 23 jogadores. A escalação foi a seguinte: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Piquerez, Danilo, Zé Rafael, Dudu, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Rony. Entraram na partida Atuesta, Jailson, Wesley, Deyverson e Navarro.
Quatro anos depois, o Palmeiras segue com o mesmo treinador, Abel Ferreira. Além dele, dos jogadores que estavam a disposição para o duelo, 8 seguem no elenco, sendo cinco titulares que foram derrotados pelos Blues em 2022: Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Piquerez, Veiga, Marcelo Lomba, Murilo e Mayke. Além disso, Zé Rafael e Rony, por exemplo, deixaram o clube apenas nesta temporada.
Ídolos do Verdão, muitos desses jogadores que estiveram em ação em 2022 foram titulares ao longo da Copa de Clubes deste ano. Entretanto, para o duelo desta sexta-feira, muitos são desfalques. Gómez e Piquerez estão fora por suspensão. O zagueiro Murilo se lesionou ainda na fase de grupos e também está fora. Weverton, Rocha, Veiga, Lomba e Mayke estão a disposição, mas apenas o arqueiro titular deve começar o duelo decisivo, enquanto os outros deverão ser opção no banco de reservas.
Para o confronto decisivo, que pode levar o Palmeiras a semifinal do torneio em sua primeira edição, o técnico Abel Ferreira deve levar a campo a seguinte equipe: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Allan e Vitor Roque.