Como fica classificação da F1 e a briga pelo título após GP do Catar com vitória de Verstappen?

A vitória de Max Verstappen neste domingo (30) no GP do Catar de Fórmula 1colocou doses de emoção nesta reta final do Mundial de Pilotos. A temporada 2025 da principal categoria do automobilismo mundial será decidida na última etapa, no GP de Abu Dabi, no próximo final de semana. Três pilotos podem ser campeões: Lando Norris, Verstappen e Oscar Piastri.

O resultado do Catar embolou a disputa, que estava mais propícia a algum dos pilotos da McLaren. Agora, Verstappen chega para acirrar ainda mais a briga pelo título, graças a um erro de estratégia da escuderia britânica, que neste ano conquistou a taça do Mundial de Construtores com bastante antecedência.

Lando Norris lidera o Mundial de Pilotos, com 408 pontos. O neerlandês da Red Bull aparece logo atrás, com 396. Na terceira colocação, surge Oscar Piastri, que ainda sonha com o título com seus 392 pontos.

No Catar, os pilotos da McLaren monopolizaram a primeira fila do grid de largada, em um circuito em que as ultrapassagens são difíceis, mas viram a possibilidade de uma possível dobradinha ruir logo no começo da corrida. Verstappen, em sua 70ª vitória, largou bem e fez a primeira curva à frente de Norris. O desempenho foi fundamental em uma pista em que as ultrapassagens são complicadas. O tetracampeão já havia dito que apostaria em um forte início de prova.

A 24ª e decisiva etapa da temporada acontece a partir de sexta-feira no circuito de Yas Marina. O GP de Abu Dabi acontece no domingo, às 10h (de Brasília).

Confira a classificação atualizada do Mundial de Pilotos de Fórmula 1:

Lando Norris – 408 pontos;

Max Verstappen – 396 pontos;

Oscar Piastri – 392 pontos;

George Russell – 309 pontos;

Charles Leclerc – 230 pontos;

Lewis Hamilton – 152 pontos;

Kimi Antonelli – 150 pontos;

Alexander Albon – 73 pontos;

Carlos Sainz – 64 pontos;

Isack Hadjar – 51 pontos;

Nico Hulkenberg – 49 pontos;

Fernando Alonso – 48 pontos;

Oliver Bearman – 41 pontos;

Liam Lawson – 38 pontos;

Yuki Tsunoda – 33 pontos;

Esteban Ocon – 32 pontos;

Lance Stroll – 32 pontos;

Pierre Gasly – 22 pontos;

Gabriel Bortoleto – 19 pontos;

Franco Colapinto – 0 pontos;

Jack Doohan – 0 pontos.