Mesmo em meio à correria da vida urbana e à falta de espaço nos apartamentos, é possível ter uma horta dentro de casa. Um cantinho da varanda, um pedaço da cozinha ou até uma parede bem aproveitada podem se transformar em fonte de temperos, verduras e hortaliças frescas. Além de garantir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, o cultivo doméstico fortalece a conexão com a natureza, promove bem-estar e ainda ajuda a economizar na feira.
“É possível montar uma horta que mistura tubérculos, ervas, frutos e folhas em um vaso de apenas 40 cm de largura por 40 cm de profundidade”, explica a professora de jardinagem Carol Costa, criadora do blog e canal “Minhas Plantas”. Além de fornecer diferentes tipos de alimentos, uma horta diversificada ajuda a evitar pragas e doenças nas plantas.
Quer começar a cultivar a sua própria horta? Confira algumas opções indicadas pela especialista, com dicas para cada tipo de planta.
Batata-doce
Para a Carol Costa, a batata-doce é “a rainha das raízes” na horta doméstica. Fácil de cultivar, especialmente no clima brasileiro, um pequeno ramo pode render até 8 quilos de colheita após alguns meses.
Para plantar, a dica é comprar uma batata-doce orgânica (as convencionais geralmente recebem tratamentos que impedem a brotação) e colocá-la num copo com água, deixando apenas a “pontinha” submersa. “Cada ramo com três folhinhas já vira uma nova planta. É só cortar o ramo, retirar duas das três folhas e enterrar. Em uma semana ou duas, vai começar a nascer raízes, que podem ser usadas para fazer mudas”, ensina Carol. No solo, em vasos de 40 a 50 cm de profundidade, usando esta técnica, em cerca de 4 meses já vai ser possível colher a batata-doce.
Coentro do Norte (Coentrão)
Diferente do coentro comum, que prefere clima mais ameno para crescer, o coentro do norte cresce muito bem no calor. “Não tem tempo ruim para o coentrão, é muito durável e você pode ir tirando as folhas que ele continua crescendo”, explica a jardineira.
Para plantar, a forma mais indicada é por meio de mudas e sementes, colocadas diretamente no local definitivo.
Alface
Versátil, o alface cresce até em lugares com menos sol, principalmente se for colhida ainda jovem. A dica é plantar mudas diretamente no vaso, cobrir as raízes e regar com frequência para que o solo fique úmido. Em cerca de 20 a 45 dias já está pronta para consumo.
Couve-manteiga
A couve manteiga é ideal para plantar em vasos, já que não precisa de muito espaço e profundidade. Porém, exige mais sol que o alface. “A couve dura muito, você pode ficar até dois anos com o mesmo pé de couve. Ela vai ficar comprida e bem folhosa, dá para tirar outras mudas dela”, explica a jardineira. Pode ser plantado por meio de mudas ou sementes, como as demais folhas e verduras.
Tomate-cereja
O tomate-cereja é um dos frutos mais populares para quem começa uma horta em casa, mas exige sol pleno para dar certo. Uma técnica recomendada por Carol para o plantio é germinar as sementes fora da terra, fazendo uma “lasanha de sementes”: “você vai pegar as sementes e colocar em um papel de toalha úmido e dobrar ao meio. Você pode fazer isso com diferentes tipos de sementes e fazer várias camadas dentro de uma vasilha plástica com tampa e esperar germinar”.
Com o pote fechado, as sementes vão ter um ambiente úmido e protegido para germinar. Assim que surgirem as primeiras raízes, a muda pode ser transferida para a terra. Além da “lasanha”, caso opte por usar as sementes diretamente do fruto, é preciso deixá-las bem limpas e secas. A colheita pode ser feita em cerca de três meses.
Do vaso à mesa
O jeito certo de regar as hortaliças:
Coloque o dedo na terra.
Se estiver seca → é hora de regar novamente.
Se estiver úmida → espere mais um pouco antes de regar.
Como escolher o que plantar:
Prefira hortaliças de clima tropical.
Observe a folhagem: quanto maior a folha, mais calor e sol a planta aguenta.
Teste diferentes opções até descobrir o que funciona melhor em sua casa.
Exemplos:
Alecrim → origem em áreas costeiras, não tolera muito calor.
Manjericão → folhas maiores, suporta sol e calor.
Teste diferentes opções até descobrir o que funciona melhor em sua casa.
Onde colocar as plantas em casa:
É necessário um ponto com incidência de sol (como janela e varanda).
Cozinhas geralmente são projetadas para não receber muito sol, por causa dos eletrodomésticos.
Caso o sol bata mais nas paredes, é possível verticalizar a horta.
Outras plantas para cultivar em vasos (40×40 cm):
Cenoura, rabanete, abóbora moranga, abobrinha, cebolinha, manjericão, rúcula e gengibre.