Como facção usa anúncios falsos de carros para sequestrar vítimas

Como facção usa anúncios falsos de carros para sequestrar vítimas
Golpe da venda de carros usados Foto: Reprodução/Fantástico

A mando do Comando Vermelho, 827 carros foram roubados em apenas quatro dias no Rio de Janeiro. Com isso, o crime organizado entrou no mercado de veículos para ter uma outra maneira de fazer dinheiro.

Na Baixada Fluminense, a outra facção Terceiro Comando Puro tem praticado uma série de golpes por meio de anúncios falsos na internet de carros usados, segundo o programa “Fantástico”, da TV Globo.

Um casal viu um modelo de carro, se atraiu pelo preço e procurou o suposto vendedor. “Eu comecei a falar com ele pelo zap, aí ele marcou pra mim poder ir ver o carro. Aí nisso, começou a negociação de ver, marcar o local. Aí ele me mandou a localização, aí nós fomos”, disse a mulher.

Porém, como mostrou a investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, tratava-se de uma emboscada preparada pelos traficantes, que depois sequestram as pessoas interessadas nos veículos, tiram dinheiro das contas bancárias e, para não matá-las, exige resgate de parentes.

A delegada Cristiana Onorato Miguel explicou que os criminosos do Terceiro Comando Puro, agem principalmente nas cidades da baixada fluminense. “Eles viram uma nova forma de lucrar além dos roubos de veículos que agora é certo, eles sabem que a vítima tem aquele dinheiro para comprar aquele veículo, então seria um lucro certo conseguir pelo menos aquele montante”, completou.

A delegacia de Belford Roxo identificou 30 traficantes que participam do golpe, sendo que cinco deles já tiveram a prisão decretada pela Justiça. Um desses criminosos tem 81 anotações criminais e cinco mandados de prisão por crimes como sequestro relâmpago, extorsão, roubo e homicídio.

Segundo a Polícia Civil, há outra facção de traficantes envolvida nos golpes. A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que intensificou as ações preventivas visando combater o roubo de veículos e as quadrilhas, além disso mencionou que uma operação, deflagrada em setembro de 2024, prendeu mais de 350 criminosos e recuperou quase 300 veículos.