O cavalo Caramelo comoveu o país, após ser resgatado nas enchentes do Rio Grande do Sul. O animal foi levado para a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas (RS). Desde então, ele recebe assistência do hospital veterinário do local.

Cavalo foi resgatado pelos bombeiros
Cavalo foi resgatado pelos bombeiros (Crédito:Divulgação/ CRBM-RS)

Segundo a Ulbra, ele divide sua estadia entre o hospital e a Fazenda Escola da universidade, ao lado de dezenas de animais de grande porte, principalmente equinos.

+ Resgate do cavalo Caramelo mobiliza Exército e veterinários no RS; veja como foi

Atualmente, Caramelo não passa por nenhum tipo de tratamento para condições mais graves. O animal está recuperado e engordou aproximadamente 50 kg.

Conforme a médica veterinária Louise Maciel, ele já está com o peso ideal para um animal do porte dele.

“Hoje ele é um cavalo normal e não apresenta nenhum tipo de sequela.”

Em nota, a universidade diz que “na terça-feira da semana passada (11/6), Caramelo passou por uma revisão odontológica. O procedimento é considerado de rotina e é essencial para identificar os cuidados a serem seguidos com o animal, além de servir para encontrar eventuais problemas que atrapalhem, por exemplo, a digestão”.

Trabalho da Ulbra

A Ulbra acolheu cerca de 3 mil animais e realizou mais de 1,5 atendimentos em seu hospital veterinário. O trabalho foi feito por colaboradores e alunos da universidade, com auxílio de voluntários, que cuidaram desses animais de forma gratuita e ininterrupta, desde o início do mês de maio, contando também com doações de rações de todas as partes do país.

Ela explica que todos os animais que foram acolhidos e estão recebendo cuidados de médicos veterinários e voluntários na Ulbra serão devolvidos aos seus verdadeiros donos, desde que já tenham condições de ter alta médica e seja comprovada a propriedade do animal.

O local também recebeu mais de 8 mil pessoas desalojadas de suas casas pelas enchentes.