Como cuidar da pele sensível no verão

Freepik
Foto: Freepik

O verão demanda cuidados especiais para todo o corpo, especialmente com a pele. Para isso, muitas vezes, pode ser necessário atualizar a rotina de skincare, a fim de incluir itens indispensáveis nessa estação. No entanto, para quem tem pele sensível, essa tarefa não costuma ser simples.

+ Produtos para a pele que nunca devem ser misturados

+ Rosácea pode acometer os olhos e prejudicar a qualidade de vida; saiba como tratar

A pele sensível é caracterizada pela predisposição à vermelhidão, inflamação e ressecamento, devido a sua composição mais fina e barreira cutânea mais frágil, segundo Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, a orientação da profissional é manter cuidados redobrados nos dias quentes, seguindo uma rotina de skincare com atenção aos produtos utilizados e suas composições, usando filtro solar diariamente e realizando acompanhamento dermatológico.

Para o verão, Fernanda Chauvin, farmacêutica bioquímica especialista em dermatocosmética e CEO Ellementti Dermocosméticos, indica, ainda, uma rotina de higienização da pele e hidratação, além do uso de água termal calmante durante todo o dia. “Também é bacana aplicar um antioxidante pela manhã, como o resveratrol, que ajuda a diminuir a hiperpigmentação e previne o envelhecimento precoce; a vitamina D-like, que melhora a imunidade da pele; e o Madecassoside, que atua como reconstrutor da pele”, indica. 

Vale destacar que peles sensíveis devem aderir sempre ao uso de linhas especializadas para tal tipo. Por isso, Fernanda recomenda “ativos como o Neurofense, que aumenta o limiar de sensibilidade e a resposta imunológica da pele; Beta-Glucan, que reforça a capacidade de proteger contra as agressões externas; Rhamnosoft, que age como calmante ao reduzir a reação inflamatória e libera betaendorfinas (neurotransmissor associado ao bem-estar); Rhodiola, que atua como regulador metabólico ao aumentar a capacidade da pele de se adaptar ao estresse gerado; Pro-Lipiskin, que reduz a perda de água transepidérmica ao estimular a reposição natural de lipídios; e D-Pantenol, um regenerador e umectante, permitindo que a pele tenha maciez e elasticidade”.

Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena, destaca que a exposição a luz azul também merece atenção, pois pode causar igualmente danos à pele, acelerando o envelhecimento e o surgimento dos sinais do tempo, como flacidez e rugas

+ Melasma requer atenção nos dias quentes; saiba como tratar a condição

“Para cuidar da pele adequadamente, é importante mantê-la hidratada com ativos eficazes como o Marsturizer, que hidrata até 63% em uma hora. Também é necessário aplicar e reaplicar corretamente um filtro solar com um FPS de no mínimo 30, associado com produtos que protejam contra a luz azul, como o Olea HT-10, que diminui a degradação do colágeno e elastina, mantendo a pele firme, elástica e jovial. Ainda, tomar antioxidantes, como o Red Orange Complex, um extrato de três variedades de laranjas vermelhas, que auxilia na prevenção da formação dos eritemas, a vermelhidão que surge após a exposição ao sol, além de evitar os danos ao DNA das células e prevenir o melasma”, finaliza Claudia.