O desejo de mudar o visual sem comprometer a saúde capilar costuma ser um conflito, especialmente para quem almeja clarear os fios. Afinal, químicas como descolorantes estão entre os principais vilões das madeixas, por removerem a pigmentação de maneira agressiva. Por isso, é comum que o uso resulte em quebra, porosidade, falta de brilho, fraqueza e ressecamento. Contudo, existem alternativas para conquistar a cor desejada evitando esse tipo de procedimento e seus danos.

+ Como montar um cronograma capilar eficiente

+ 5 dicas para evitar pontas duplas em seu cabelo

A solução para clarear o cabelo sem descolorante ou tinta é o Sun In. Segundo Luciana Passoni, dermatologista e tricologista especialista em transplante capilar, esse “tipo de produto é capaz de clarear os fios de forma progressiva e permanente”. 

“Os produtos tipo Sun In agem por meio da exposição ao calor ou ao sol, que auxiliam nesse processo. Por esse efeito ocorrer lentamente, os fios vão clareando de forma menos agressiva e com ressecamento de forma reduzida se comparada ao processo feito em salão”, informa a profissional.

Como clarear o cabelo com Sun In

Freepik

Existem duas opções para clarear o cabelo em casa com Sun In, ambas permitem a diminuição de até dois tons dos fios; são elas: o uso frequente de chá de camomila — especialmente para cabelos naturalmente loiros escuros — e os produtos próprios para esse viés. No Brasil, a marca mais acessível é a Phytoervas, que conta com Sun In para os cabelos e para os pelos corporais, vendidos no site por R$ 22,90.

“Com o uso a longo prazo de forma frequente e tomando os cuidados necessários para manter a saúde capilar, é possível progredir esse clareamento com o tempo”, garante Luciana.

Cuidados com o uso do Sun In

Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pontua a importância dos cuidados preparatórios. “É preciso que os fios estejam com a saúde em dia, ou seja, hidratados e nutridos, também é recomendado utilizar um protetor térmico com proteção solar no cabelo antes do uso do produto, para protegê-lo contra os danos causados pelo calor e raios solares”, orienta.

Com a hidratação em dia e seguindo um cronograma capilar, o Sun In pode ser usado até duas vezes por semana, em dias alternados, até conquistar a cor desejada. 

Após a utilização do produto, Ligia indica reforçar a hidratação, a reposição de vitaminas e a reconstrução dos fios — em casa ou no salão —, além de evitar o uso de produtos químicos e redobrar os cuidados com o sol. 

Por fim, para os pelos corporais, a profissional orienta fazer se atentar à proteção solar e à hidratação e evitar ativos irritantes.