Como Bonner entrou na Globo e se tornou um dos maiores âncoras do Brasil?

Da publicidade à bancada mais famosa do Brasil, William Bonner construiu uma carreira marcada por talento, dedicação e influência no jornalismo televisivo

Recusou proposta milionária e pediu aposentadoria: saiba o salário de William Bonner na Globo
Recusou proposta milionária e pediu aposentadoria: saiba o salário de William Bonner na Globo Foto: Divulgação/Globo

Fim de uma era! William Bonner anunciou, nesta segunda-feira, 1º, data em que o ‘Jornal Nacional’ celebra 56 anos, que deixará a bancada do telejornal. Com 29 anos à frente da apresentação e 26 anos como editor-chefe, ele se consolida como o apresentador mais longevo da atração.

O jornalista seguirá no comando até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá a bancada ao lado de Renata Vasconcellos. A mudança faz parte de um processo de transição cuidadosamente planejado pela Globo e pelo jornalista nos últimos cinco anos.

A partir de 2026, Bonner deixará suas funções executivas e a rotina diária do Jornal Nacional para se dedicar ao ‘Globo Repórter’, onde trabalhará ao lado de Sandra Annenberg. A decisão busca reduzir sua carga de trabalho, permitindo mais tempo para a família e para projetos pessoais.

No cargo de editor-chefe, Cristiana Sousa Cruz, atual editora-chefe adjunta e parceira de Bonner há seis anos, assumirá a liderança da equipe responsável pelo telejornal.

Outras alterações também marcarão a grade jornalística da emissora: Roberto Kovalick passará a apresentar o ‘Jornal Hoje’, enquanto Tiago Scheuer comandará o ‘Hora Um’, telejornal matinal da Globo.

Leia a declaração de Bonner na íntegra:

“Esse aniversário do JN não tem número redondo, lançamento de livro, série especial de reportagens. E, mesmo assim, foi o que consumiu mais tempo pra ser preparado. Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades. E, finalmente, podemos todos conversar sobre essas conquistas e movimentos sem reservas. Alguns números ajudam a explicar meu desejo e minha necessidade de mudar de ritmo. São 29 anos e quatro meses de JN. Exatos 26 anos como chefe da equipe de editores, comandando reuniões, avaliando pautas, planejando edições, apresentando as notícias a milhões. Nesse período, tornei-me pai, vi minhas crianças acharem que se tornaram adultos. Mudaram de endereço, até de país. Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo. Todos os meus amigos me ouviram falar do sonho de integrar essa equipe quando pudesse deixar o JN. De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos. Lembro quando a Sandra Annenberg chegou lá. Amiga de décadas, cúmplice do meu sonho, que era dela também, Sandra me mandou mensagem carinhosa: ‘Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!’ Ano que vem, estaremos juntos por lá. O Tralli receberá o carinho e o apoio merecidíssimo que o time do JN sabe compartilhar. E terei prazer de continuar colhendo até lá”, explicou William Bonner, que chegou à Globo em 1986 e já atuou como apresentador do SPTV, do Jornal Hoje, do Fantástico e do Jornal da Globo. Em 1996, assumiu a bancada do Jornal Nacional e se tornou editor-chefe em 1999. Formado pela ECA-USP, Bonner iniciou sua carreira como redator publicitário e locutor de rádio.”
William Bonner anuncia saída da bancada do "Jornal Nacional"; saiba tudo | CNN Brasil

A carreira de Bonner

Dono de uma voz marcante e do “boa noite” mais famoso do Brasil, William Bonner é considerado um dos mais influentes e respeitados jornalistas da TV brasileira, atuando como apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional desde 1996. Conheça a carreira e a vida pessoal do apresentador.

Nascido em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, William Bonemer Filho, mais conhecido como William Bonner, é formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em publicidade e propaganda. Ele chegou a trabalhar como redator publicitário, mas logo passou a ser locutor na Rádio USP FM, em 1984. No ano seguinte, entrou na TV Bandeirantes, tornando-se apresentador. Em 1986, foi convidado para trabalhar na Rede Globo e nunca mais saiu da emissora.

William iniciou sua trajetória na Globo no SPTV, jornal regional de São Paulo. Chegou ainda a apresentar o Globo Rural por um tempo. Em 1988, mudou-se para o Rio de Janeiro e apresentou o programa dominical Fantástico. Entre 1989 e 1993, apresentou o Jornal da Globo, que vai ao ar nas madrugadas da emissora. Em 1994, assumiu a bancada do Jornal Hoje, ao lado de Fátima Bernardes, acumulando também a função de editor-chefe do jornal.

Dois anos depois, foi para o principal jornal da emissora, assumindo a apresentação do Jornal Nacional, onde permanece até hoje. Com tanto tempo à frente do mesmo programa, já passaram pela bancada ao seu lado Lillian Witte Fibe, Fátima Bernardes — repetindo a dupla do Jornal Hoje —, Patrícia Poeta e, atualmente, Renata Vasconcellos. É também o editor-chefe do telejornal. Em 2009, escreveu o livro Jornal Nacional: Modo de Fazer, prestando uma homenagem aos 40 anos do telejornal. Toda a renda das vendas foi doada à ECA-USP.

Além de apresentarem juntos o jornal, William e Fátima formavam um casal na vida real. Casaram-se em 1990 e, em 1997, tiveram os trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz. Em 2016, o casal anunciou a separação, após 26 anos de casamento. Algum tempo depois, Bonner passou a namorar a fisioterapeuta Natasha Dantas, com quem se casou em 2018.

Em 1999, William Bonner tornou-se o editor-chefe do telejornal

39 anos de Globo

No dia 23 de junho, William Bonner resgatou fotos raras de seu passado na Globo para comemorar seus 39 anos na emissora de Roberto Marinho. Em seu perfil no Instagram, o jornalista publicou algumas imagens de sua infância e brincou sobre a data.

“Fazendo contas aqui. Amanhã, 23 de junho de 2025, será o primeiro dia do meu quadragésimo ano na firma”, escreveu Bonner, listando os anos desde 1986 até 2025. Em outra postagem, disse: “Aí os mais precipitados pensam: ‘Pô, o tio Bonner está velhinho mesmo! Quadragésimo ano na Globo!’. Mas tem que ver que eu comecei bem novinho…”, brincou ele, com um clique ainda criança.

Em mais uma foto de infância, escreveu: “Talvez alguém ainda se lembre das gravatas de quando comecei na Globo em 1986”.

Em seguida, William Bonner ainda brincou com um clique já adulto, aos 23 anos, na bancada do SPTV: “Uma correção. Na postagem anterior, houve um equívoco ao postar a foto que ilustra minha referência às gravatas que usava ao entrar na firma, em 1986. A foto correta é esta. Pedimos desculpas pelo erro”.