Saúde da mulher

Saiba como a organização pode transformar a sua vida

Crédito: Pexels

2022 começou com um surto de casos de influenza e covid-19 pelo país. E em um momento no qual estar em casa pode te ajudar a preservar a saúde física, por que não aproveitar para preservar um pouco da saúde mental através da organização?

+ 5 metas de saúde para incluir na sua lista de resoluções de ano novo


+ 5 tendências fitness de bem-estar para 2022

Organizar seu ambiente e/ou outros aspectos bagunçados de sua vida pode te ajudar a manter a paz para um ano mais tranquilo. Saiba como fazer isso com informações da “Women’s Health”.

Impactos da desorganização na vida

Alguns estudos já confirmaram o que as mães sempre tentam dizer aos filhos: a bagunça faz diferença. Para examinar a ligação entre desordem e satisfação com a vida, pesquisadores da Universidade DePaul em Chicago, Estados Unidos, analisaram os habitats de estudantes universitários, Millenials e Baby Boomers

Além de confirmar que a frustração com a bagunça aumenta com a idade, os cientistas descobriram uma ligação entre ela e a satisfação geral com a vida: ambientes bagunçados têm o poder de desencadear uma resposta física negativa no corpo.

A bagunça pode impactar seus níveis de estresse?

Um estudo com casais de dupla renda descobriu que mulheres que relataram ter uma casa bagunçada ou que precisava de reparos tinham níveis mais elevados de cortisol ao longo do dia de trabalho.

“A bagunça divide sua atenção, como um truque da mente”, revela a psicóloga Jessamy Hibberd. “O córtex visual do cérebro fica sobrecarregado por objetos irrelevantes ao que você está fazendo no momento, tornando difícil alocar sua atenção de forma eficaz”. Isso significa que sim: é possível que você não consiga se concentrar em nada em um ambiente desorganizado. 

A boa notícia é que assumir o controle de qualquer desordem em sua vida pode ter um efeito reparador. Além do apelo instantâneo de um ambiente arrumado, estudos descobriram que espaços organizados aumentam a criatividade, melhoram o humor e elevam o desempenho nas tarefas do cotidiano. De fato, uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF) descobriu que pessoas que arrumavam a cama todos os dias tinham 19% mais chances de ter uma boa noite de sono do que aquelas que não o faziam. 

É importante ressaltar, entretanto, que a bagunça nunca é necessariamente física: a desordem também pode ser mental e até virtual.

Como organizar alguns aspectos não-físicos de sua vida em 2022

A blogueira e escritora Anna Newton compartilha algumas dicas para retomar o controle de sua vida através da organização.

Sua caixa de entrada

Organize sua caixa de entrada de e-mails em pastas separadas por assuntos ou por remetentes. Sinalize os assuntos que você ainda precisa resolver, para que nenhum fique para trás. Adote uma regra que funcione para você, seja definindo um horário para verificar seus e-mails ou definindo um tempo de resposta designado.

Suas finanças

Você pode começar à moda antiga: imprima seu extrato bancário e prepare as canetas marca-texto. Designe uma cor para despesas fixas (aluguel, contas de casa, escola, transporte), uma para despesas variáveis (lazer, comida, consultas) e outra para economias e pagamento de dívidas. 

Essa atividade te ajudará a iniciar uma organização de gastos mensais. Apesar de parecer assustador, é o primeiro passo para te colocar no controle de sua vida financeira. 

Sua vida social

Quando for convidada para um evento, pergunte a si mesma: se você tivesse que ir para este lugar agora mesmo, você iria? Isso pode te ajudar a descobrir para onde você realmente quer ir, e se você não quiser, comece a dizer “não”. 

Sua rotina de treinos

Pense em quais exercícios físicos você gostou de praticar no passado, mas deixou de fazer no presente, ou quais você se interessaria em conhecer. Encontre algo que te deixa animada e agende sua primeira aula. Se você precisa de mais motivação, chame uma amiga ou deixe as aulas pagas com antecedência, pois a possibilidade de perder dinheiro é uma ótima fonte de motivação.