Não é novidade que remover a maquiagem é essencial para a saúde da pele, mas será que você realmente está fazendo isso da maneira correta? Segundo informações do “The Sun”, não usar os produtos certos e realizar movimentos inadequados nesse momento podem favorecer as olheiras e a flacidez das pálpebras, promovendo linhas de expressão.

+ Afinal, qual é o problema de dormir com maquiagem?

+ Veja como lavar o rosto corretamente para manter a eficiência dos produtos de beleza

Os olhos de destacam entre as regiões sensíveis do rosto, por isso, retirar a maquiagem dessa região requer cuidado redobrado, alerta a optometrista e cofundadora da marca de produtos para os olhos Peep Club, Nicola Alexander-Cross. 

“Repetir esse movimento [de remover a maquiagem] diariamente pode fazer com que os cílios se rompam, além de causar uma aparência mais escura nas pálpebras — e contribuir para as olheiras. O atrito e a pressão na parte fina da pele dos olhos podem enfraquecer a elasticidade e, assim, torná-la mais flácida — favorecendo os sinais de envelhecimento”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, para evitar esses efeitos colaterais, é preciso retirar a maquiagem com movimentos suaves, usando produtos específicos para a região, que facilitarão o processo. Após isso, vale apostar em um hidratante para área.

Dicas para remover a maquiagem 

Você também pode estar errando nas demais regiões do rosto. No TikTok, a dermatologista Aamna Adel declarou que lenços demaquilantes não são boas opções, porque contêm fragrâncias, não removem a maquiagem corretamente e podem causar irritação e inflamação na pele.

A médica recomenda começar com um algodão molhado em água micelar e, em seguida, lavar com um sabonete facial, enxaguar e secar levemente com a toalha. 

Para pessoas com pele seca, ela sugeriu o uso de água micelar à base de óleo. Assista ao vídeo:

@dermatology.doctor

How I remove my make-up 💄 how about you? #dermatologist #dermatologydoctor #skincare #fyp #makeupremoval #doublecleanse #foryoupage #learnontiktok

♬ original sound – Adam Wright