O Dia

Comlurb recolhe 53,6 toneladas de lixo no segundo dia de Rock in Rio

Companhia bateu o recorde de materiais potencialmente recicláveis coletados

Rio – A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) coletou 53,6 toneladas de lixo na segunda noite de shows do Rock in Rio, neste sábado. Durante o evento, a Comlurb bateu o recorde de coleta de materiais recicláveis, sendo 34,1 toneladas e 19,5 de materiais orgânicos.
Nas duas noites de festival e no evento-teste do último dia 24, a foram recolhidas 100,1 toneladas de lixo, dos quais 50,9 são recicláveis e 49,2 orgânicos. Na sexta-feira e no sábado, dez pessoas foram multadas pelo programa Lixo Zero, que atuou no entorno do Parque Olímpico, sendo um deles por urinar em vias públicas e nove por descarte irregular de pequenos resíduos.
Os resíduos potencialmente recicláveis serão destinados aos catadores cooperativados credenciados pela Comlurb nas centrais de triagem em Bangu, na Zona Oeste, e Irajá, na Zona Norte. Uma equipe da Coleta Seletiva realiza a triagem do material em pontos estratégicos durante os shows, para aumentar o percentual de resíduos recicláveis. Já os resíduos orgânicos serão levados ao EcoParque da Comlurb, no Caju, Zona Portuária, onde serão transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, e para compostagem. Os rejeitos destinados à empresa Usina Verde, serão usados para a recuperação de resíduos sólidos, para incineração e transformação em energia.
Metrô registra mais de 20 mil embarques no sábado
Neste sábado, o MetrôRio registrou 25 mil embarques a mais entre as 12h e 5h deste domingo. O consórcio realizou 85 mil viagens extras desde o início do festival. Por conta da chuva que atingiu a cidade, foram distribuídas mil capas de chuva aos passageiros.
Para o terceiro dia do evento, que acontece neste domingo, a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações funcionarão durante toda a madrugada, somente para desembarque. Há reforço de de trens para a ida e volta dos shows. Neste domingo, passarão pelo palco Mundo do Rock in Rio as bandas Bon Jovi, Dave Matthews Band e Goo Goo Dolls, além da cantora Ivete Sangalo. Os portões abrem às 14h. 

Metrô distribui capas de chuvas para os passageiros da estação Jardim Oceânico – Divulgação/MetrôRio