O diretor-geral do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) denunciou, nesta sexta-feira (31), o aumento da violência contra trabalhadores humanitários, especialmente em Gaza e no Sudão, onde cinco voluntários do Crescente Vermelho foram assassinados esta semana.
“Há um aumento da violência contra trabalhadores humanitários no Sudão, em Gaza e em outros lugares, o que é muito preocupante”, disse Pierre Krähenbühl à AFP em entrevista em Manama, capital do Bahrein.
A organização informou na terça-feira que cinco voluntários do Crescente Vermelho sudanês foram mortos no estado de Kordofan do Norte, palco de confrontos entre militares e paramilitares que lutam pelo poder no Sudão desde abril de 2023, onde diversas fontes e relatos descrevem uma violência letal.
O responsável do CICV assegurou que as visitas a detidos palestinos não representam perigo, após Israel tê-las proibido por motivos de segurança.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou na quarta-feira que havia proibido a Cruz Vermelha de visitar palestinos detidos por Israel, argumentando que tais visitas “colocariam em risco a segurança nacional”.
“Essas visitas não constituem, de forma alguma, uma ameaça à segurança ou à segurança nacional” de Israel, enfatizou Krähenbühl.
aya/saa/hme/gl/mab/eg/aa