Comitê exclui das Olimpíadas italianas pega em antidoping

ROMA, 2 FEV (ANSA) – As Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina d’Ampezzo ainda nem começaram oficialmente, mas já têm seu primeiro caso de doping.   

A italiana Rebecca Passler, que compete no biatlo, testou positivo para a substância letrozol em um controle de rotina e foi excluída da equipe azzurra que disputará os Jogos.   

Esse medicamento é proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por estar associado ao uso de esteroides anabolizantes e ao aumento da testosterona, uma vez que é um inibidor da aromatase, enzima que converte esse hormônio andrógeno em estradiol.   

“Tendo recebido uma notificação da Agência Internacional de Testagem sobre a positividade da atleta Rebecca Passler, determinamos sua imediata exclusão da equipe nos Jogos”, diz um comunicado do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni). Além disso, a atleta foi suspensa provisoriamente pela Organização Nacional Antidoping da Itália (Nado).   

Passler tem 24 anos e participaria das Olimpíadas de Inverno pela primeira vez, competindo no biatlo, prova que une esqui cross-country e tiro esportivo.   

A italiana, que é sobrinha de Johann Passler, dono de duas medalhas olímpicas de bronze no biatlo, ambas em Calgary 1988, no Canadá, ainda não se pronunciou sobre o caso.   

Os Jogos de Milão-Cortina começam oficialmente na próxima sexta-feira (6) e vão até 22 de fevereiro. (ANSA).