Comitê do Senado dos EUA aprova projeto de lei pressionando cartel de petróleo da Opep

Comitê do Senado dos EUA aprova projeto de lei pressionando cartel de petróleo da Opep

Por Timothy Gardner

WASHINGTON (Reuters) – Um comitê do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que pode expor a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e parceiros a processos judiciais por colisão sobre o aumento dos preços do petróleo.

O projeto de lei de não produção ou exportação de petróleo (NOPEC, na sigla em inglês) patrocinado por senadores, incluindo o republicano Chuck Grassley e a democrata Amy Klobuchar, foi aprovado por 17 votos a 4 no Comitê Judiciário do Senado.

Versões da legislação falharam no Congresso por mais de duas décadas. Mas os legisladores estão cada vez mais preocupados com o aumento da inflação impulsionado em parte pelos preços da gasolina dos EUA, que atingiu brevemente um recorde acima de 4,30 dólares o galão nesta primavera.

“Acredito que os mercados livres e competitivos são melhores para os consumidores do que os mercados controlados por um cartel de companhias petrolíferas estatais… a concorrência é a própria base do nosso sistema econômico”, disse Klobuchar.

A NOPEC mudaria a lei antitruste dos EUA para revogar a imunidade soberana que há muito protege a Opep e suas companhias petrolíferas nacionais de ações judiciais.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI440XD-BASEIMAGE