Por Timothy Gardner
WASHINGTON (Reuters) – Um comitê do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que pode expor a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e parceiros a processos judiciais por colisão sobre o aumento dos preços do petróleo.
O projeto de lei de não produção ou exportação de petróleo (NOPEC, na sigla em inglês) patrocinado por senadores, incluindo o republicano Chuck Grassley e a democrata Amy Klobuchar, foi aprovado por 17 votos a 4 no Comitê Judiciário do Senado.
Versões da legislação falharam no Congresso por mais de duas décadas. Mas os legisladores estão cada vez mais preocupados com o aumento da inflação impulsionado em parte pelos preços da gasolina dos EUA, que atingiu brevemente um recorde acima de 4,30 dólares o galão nesta primavera.
“Acredito que os mercados livres e competitivos são melhores para os consumidores do que os mercados controlados por um cartel de companhias petrolíferas estatais… a concorrência é a própria base do nosso sistema econômico”, disse Klobuchar.
A NOPEC mudaria a lei antitruste dos EUA para revogar a imunidade soberana que há muito protege a Opep e suas companhias petrolíferas nacionais de ações judiciais.