Comissão Europeia diz apoiar rápida assinatura do pacto UE-Mercosul

BRUXELAS, 22 DEZ (ANSA) – A Comissão Europeia demonstrou prontidão nesta segunda-feira (22) para apoiar os Estados-membros da União Europeia na assinatura do acordo de livre comércio com o Mercosul “o mais rapidamente possível”.   

De acordo com um porta-voz do órgão executivo da UE, a Comissão tomou nota da intenção do Conselho Europeu de adotar uma decisão definitiva sobre o pacto no início do próximo ano, bem como do apoio manifestado pela maioria dos países do bloco.   

“A Comissão acredita firmemente na importância do acordo para a posição global da UE. Ele consolidará nossa presença comercial e política na América Latina, fortalecerá nossa competitividade e resiliência globais, abrirá oportunidades de exportação no valor de bilhões de euros e apoiará centenas de milhares de empregos”, afirmou o representante da Comissão.   

O órgão europeu acrescentou que o pacto impulsionará os “esforços de diversificação com parceiros comerciais com interesses semelhantes” e enviou uma mensagem aos agricultores do Velho Continente.   

“Para os agricultores, o acordo apresenta novas oportunidades, com um potencial aumento de 50% nas exportações agroalimentares da UE para a região, além da proteção de produtos alimentares e bebidas tradicionais de alta qualidade da UE contra imitações”, destacou.   

O porta-voz mencionou ainda que, em resposta às preocupações dos agricultores e dos países do bloco, “o acordo também inclui uma série de medidas sem precedentes para proteger os setores agroalimentares sensíveis”. (ANSA).