A comissão eleitoral da Libéria declarou, nesta segunda-feira (20), o político veterano Joseph Boakai o vencedor das eleições presidenciais contra o presidente atual George Weah, depois de contar todos os votos.

Boakai, de 78 anos, obteve 50,64% dos votos, contra 49,36% de Weah, uma lenda do futebol, informou Davidetta Browne Lansanah, a presidente da comissão eleitoral nacional.

Boakai derrotou Weah apenas por 20.567 votos entre pouco mais de 1,6 milhão de pessoas que foram às urnas. O ex-astro do futebol admitiu a derrota na sexta-feira ao ver os resultados.

A presidente da comissão indicou, no entanto, que o órgão recebeu na sexta-feira dois recursos do partido de Weah relacionados ao desenvolvimento das eleições no condado de Nimba (leste). A comissão tem 30 dias para investigar o caso e tomar uma decisão, disse ela.

Mais de 2,4 milhões de eleitores foram chamados às urnas neste país de língua inglesa da África Ocidental, que aspira ao desenvolvimento e à paz depois de anos marcados por guerras e epidemias.

Estas eleições foram as primeiras organizadas sem a presença da missão das Nações Unidas na Libéria, criada em 2003 para garantir a paz depois das guerras civis que causaram mais de 250 mil mortes entre 1989 e 2003, e cuja memória permanece viva.

eks-lal/cpy/sag/an/aa