Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Comércio com Argentina e Venezuela vai bem, apesar da crise

Comércio com Argentina e Venezuela vai bem, apesar da crise

Por Carolina Freitas e Tom Camilo

Não vai tão mal o comércio bilateral do Brasil com a Argentina, apesar da crise no país vizinho: A Coluna levantou os dados: os produtos mais importados da Argentina são caminhões (18%) e automóveis (17%). Já o que o Brasil mais exporta para os hermanos é a soja (13%), acessórios para veículos diversos (10%) e automóveis (9,8%).

Os adubos ou fertilizantes químicos (exceto fertilizante bruto) são os produtos mais importados da Venezuela pelo Brasil: somam 49% das importações. O alumínio aparece em 2º lugar com 22%. Em contrapartida, as gorduras e óleos vegetais representam 16% das exportações para lá; e os produtos comestíveis e de preparações, 15%.