Comerciantes convocam manifestação contra Trump na 25 de Março

Rua 25 de Março
Rua 25 de Março Foto: Reprodução

O SECSP (Sindicato dos Comerciantes de São Paulo) convocou uma manifestação para esta sexta-feira, 18, na região da 25 de Março, no centro da capital paulista, contra a investigação anunciada por Donald Trump sobre o comércio brasileiro.

O ato está marcado para as 10h e contará com a presença de lideranças sindicais, trabalhadores, representantes do setor comercial e movimentos sociais, segundo o portal Metrópoles.

O sindicato destacou que o ato tem como objetivo repudiar as declarações do presidente norte-americano, que atacou diretamente o comércio popular brasileiro, o sistema de transferência Pix e a soberania econômica nacional.

No dia 9 de julho, o republicano anunciou uma tarifa de 50% para os produtos importados do Brasil. Além disso, usou como justificativa a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 — em que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em outro ponto, Trump alegou que há um déficit comercial inexistente para os EUA na balança entre os dois países. Ainda mencionou a “distribuição, venda e uso generalizados de produtos falsificados, consoles de jogos modificados, dispositivos de streaming ilícito e outros dispositivos de burla”.

“A falha em abordar eficazmente a pirataria de conteúdo protegido por direitos autorais continua sendo uma barreira significativa para a adoção de canais legítimos de distribuição de conteúdo”, disse o documento do governo estadunidense, ao se referir à rua 25 de Março.