Comer um ovo por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca, concluiu um novo estudo.
Segundo a pesquisa feita com mais de 400 mil adultos na China e publicada na revista online Heart, pessoas que consomem o alimento diariamente têm risco 18% menor de morrer de problemas cardiovasculares – como ataques cardíacos e derrames –, em comparação às que não comem.

Informação controversa

Antigamente acreditava-se que comer ovo todos os dias poderia fazer mal para a saúde.

Segundo a CNN, o co-autor do estudo e professor associado da School of Public Health Peking University (China), Canqing Yu, explicou que “embora os ovos tenham proteínas de alta qualidade e outros elementos nutricionais bons para a saúde, eles também têm altas quantidades de colesterol, o que pode ser prejudicial”.

Contudo, “os estudos existentes sobre a associação entre ovo e doenças cardiovasculares são controversos devido ao pequeno tamanho da amostra e a informações limitadas”. Isso porque estudos anteriores forneceram apenas evidências limitadas da população chinesa, “que têm grandes diferenças em hábitos alimentares, comportamentos de estilo de vida e padrões de doenças”, disse Yu. Por essa e outras razões, ele e seus colegas decidiram investigar a relação entre comer ovos e doenças cardiovasculares.

O processo de pesquisa

Para começar, eles usaram informações de um estudo em andamento de meio milhão de adultos de dez regiões da China. Pouco mais de 13% desses adultos, com idades entre 30 e 79 anos, disseram que comiam cerca de um ovo por dia, enquanto pouco mais de 9% relataram nunca ou muito raramente consumi-lo.

Leia mais

16 receitas com ovos cozidos para mudar o cardápio
Quantos ovos você pode comer por semana?

A equipe estudou esse grupo por quase nove anos e focou nos principais problemas de coração. Entre eles, estavam ataques cardíacos, derrames e AVC. Neste período, 9.985 pessoas morreram de doença cardiovascular e quase 84 mil outras foram diagnosticadas com doença cardíaca.

Após analisarem estes números, os pesquisadores descobriram que comer cerca de um ovo por dia está relacionado a um menor risco de doença cardíaca em comparação com a não ingestão de ovos.

De fato, os participantes que ingeriram até um ovo diariamente tiveram um risco 26% menor de derrame hemorrágico. A segunda constatação foi de risco 28% menor de morrer desse tipo de problema de saúde. Além disso, eles também tiveram um risco reduzido de 12% de doença isquêmica do coração.