A votação final do Oscar 2025 começou nesta terça-feira, 11. Até o próximo dia 18, os cerca de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deverão selecionar suas opções para eleger o melhor de cada umas das 23 categorias, que serão anunciados em cerimonia ao vivo em 2 de março.
Nesta edição, “Ainda Estou Aqui” representa o Brasil em três categorias: “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor Atriz”, com Fernanda Torres (Eunice Paiva). As duas últimas indicações do longa surpreenderam o público nacional, em vista da dificuldade de produções e atrizes estrangeiras concorrerem nas consideradas principais indicações.
+ Oscar abre votação popular para Melhor Filme e sorteio para público aparecer em vídeo
+ Fernanda Torres se manifesta sobre polêmicas no Oscar 2025
Como ocorre a votação?
Todos os membros da academia podem votar em cada uma das 23 categorias, de forma secreta e online.
Na categoria de “Melhor Filme”, os votantes precisam escolher por ordem de “prioridade”, selecionando cada um dos indicados por ordem de preferencia, de 1 (menos preferido) a 10 (mais preferido). No final, vence o filme que tiver 50% ou mais de votos.
Ver essa foto no Instagram
Na edição deste ano, o polêmico e considerado rival de “Ainda Estou Aqui”, “Emilia Pérez”, foi o campeão de indicações. Nomeado em 13 categorias, o longa também concorre por “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor Atriz”, com Karla Sofía Gascón.