Começa nesta terça julgamento do núcleo 4 da trama golpista

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Registro do 8 de janeiro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Sete acusados de integrar o núcleo 4 da trama golpista que teria tentado ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro a cometer um golpe de Estado por meio de disseminação de informações falsas serão julgados nesta terça-feira, dia 6, e quarta-feira, dia 7, pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a denúncia, o grupo foi responsável por uma operação estratégica de desinformação, com ataques às urnas eletrônicas, disseminação de conteúdo falso e pressão sobre as Forças Armadas para aderirem ao plano de golpe. Eles também são investigados pelo uso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para atividades ilegais.

Segundo a acusação, eles tinham como objetivo gerar instabilidade social e atacar instituições e autoridades. Foram denunciados:

Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva; Ângelo Martins Denicoli, major da reserva; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Araújo Bormevet, agente da Polícia Federal e ex-integrante da Abin e Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) atribui a eles os crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e destruição de patrimônio tombado.