ROMA, 12 SET (ANSA) – Começou nesta quinta-feira (12) a primeira caminhada espacial realizada por civis em uma missão privada, e não por astronautas profissionais.   

Pouco antes das 8h, o comandante e financiador da missão Polaris Dawn, Jared Isaacman, colocou o corpo para fora da nave Crew Dragon, para delírio das pessoas que acompanham o procedimento no centro de controle da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.   

A cápsula orbita a Terra a cerca de 700 quilômetros de altitude, 300 a mais que a Estação Espacial Internacional (ISS), e Isaacman deve ser seguido pela especialista de missão Sarah Gillis, enquanto o piloto Scott “Kidd” Poteet, militar aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos, e a também especialista de missão e oficial médica Anna Menon monitoram os sistemas de suporte vital.   

A nave foi lançada na manhã da última terça-feira (10) por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e deve ficar cinco dias na órbita da Terra.   

Na quarta (11), a missão Polaris Dawn chegou a 1,4 mil quilômetros de altitude e bateu o recorde de voo mais profundo já feito por astronautas, com exceção das viagens tripuladas da Nasa à Lua.   

O programa Polaris prevê também mais duas missões ainda sem data e escopo definidos. (ANSA).