Mundo

Combinar vacinas contra Covid-19 de mRNA e da AstraZeneca funciona, diz estudo dinamarquês

Combinar vacinas contra Covid-19 de mRNA e da AstraZeneca funciona, diz estudo dinamarquês

Frasco rotulado como de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 ao lado de frasco rotulado como de vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em foto de ilustração


COPENHAGUE (Reuters) – Combinar a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca com uma segunda dose do imunizante da Pfizer-BioNTech, ou da Moderna proporciona uma “boa proteção”, disse o Instituto Estatal de Soro da Dinamarca (SSI) nesta segunda-feira.

Um número crescente de países está cogitando mudar para vacinas contra Covid-19 diferentes para administrar as segundas doses, uma medida particularmente necessária na Dinamarca desde que as autoridades de saúde suspenderam as inoculações com a vacina da AstraZeneca em abril por causa dos temores de efeitos colaterais raros.

Mais de 144 mil dinamarqueses, a maioria profissionais da linha de frente do setor de saúde e idosos, receberam uma primeira dose da AstraZeneca, mas foram vacinados subsequentemente com vacinas ou da Pfizer-BioNTech, ou da Moderna.

“O estudo mostra que, quatorze dias após um programa combinado de vacinação, o risco de infecção de SARS-CoV-2 é reduzido em 88% na comparação com indivíduos não-vacinados”, disse o SSI.

Isto é uma “eficácia alta”, acrescentou o SSI, comparável à taxa de eficácia de 90% de duas doses da vacina Pfizer-BioNTech, confirmou outro estudo dinamarquês.

O estudo, publicado na semana passada, cobriu um período de mais de cinco meses entre fevereiro e junho deste ano, durante o qual a variante Alpha do coronavírus foi predominante.

Ele não conseguiu concluir se a mesma proteção se aplica à variante Delta, que hoje é a mais disseminada na Dinamarca.

(Por Nikolaj Skydsgaard)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH710UA-BASEIMAGE

Veja também
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio