O ano de estreia de Virginia Fonseca como Rainha de Bateria não trouxe sorte para a Grande Rio, escola de samba de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, acostumada a figurar entre as seis escolas mais pontuadas no Carnaval carioca. A agremiação ficou de fora do Desfiles das Campeãs em 2026 após 6 anos. Entram na avenida no Sábado das Campeãs as seis escolas mais bem pontuadas pelo corpo de jurados. A vermelho, verde e branco de Caxias ficou na 8ª posição no Carnaval 2026.
A última vez que a escola havia ficado de fora no Sábado das Campeãs foi em 2019. De lá para cá, a Grande Rio figurou entre as maiores agremiações, com exceção de 2021, período de pandemia da Covid-19.
+Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada no Carnaval do Rio
+Samba-enredo em homenagem a Lula garante única nota 10 da Acadêmicos de Niterói
A grande campeã de 2026 foi a Viradouro, agremiação de Niterói, também na Região Metropolitana do Rio, que levou para a Sapucaí o enredo “Pra Cima, Ciça”, uma homenagem em vida ao seu mestre de bateria, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, também carinhosamente chamado de Caveira. O desfile celebrou os 50 anos de trajetória de Ciça no samba, destacando sua importância para a bateria Furacão Vermelho e Branco. A escola celebrou também a volta de Juliana Paes à frente da Bateria após 18 anos longe da quadra da comunidade.
O Sábado das Campeãs vai levar para a Marquês de Sapucaí as seis escolas mais bem pontuadas no Carnaval 2026, no dia 21 de fevereiro. Segundo a ordem de pontuação, do 6º ao 1º lugar, entram na avenida:
6º Mangueira
5º Imperatriz
4º Salgueiro
3º Vila Isabel
2º Beija-Flor
1º Viradouro