Com titulares e sob pressão, Flamengo pega o Fluminense em segundo clássico seguido no Carioca

O Campeonato Carioca terá mais um capítulo de uma de suas maiores rivalidades neste fim de semana. Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 18h, no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Guanabara, primeira fase do estadual. Apesar de vencer a primeira, o time rubro-negro ainda está fora da zona de classificação e entra em campo pressionado por resultados em seu segundo clássico seguido.

Os rivais já mediram forças em 457 partidas oficiais. No retrospecto geral, o Flamengo leva pequena vantagem, com 167 vitórias contra 143 do Fluminense, além de 147 empates.

O Fluminense chega embalado após a vitória por 3 a 2 sobre o Nova Iguaçu e ocupa a segunda colocação do Grupo A, com seis pontos, mesma pontuação do líder Volta Redonda. Depois de iniciar com atletas que foram pouco utilizados no ano passado, a equipe tricolor voltou a contar com seus titulares na última rodada e tenta aproveitar o bom momento para se firmar na parte de cima.

O meia Jefferson Savarino, oficializado como reforço nesta quinta-feira, foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está liberado para entrar em campo com a camisa tricolor. O jogador chegou às Laranjeiras após passagem vitoriosa pelo Botafogo, onde foi campeão brasileiro e da Libertadores em 2024.

O auxiliar técnico Maxi Cuberas, responsável por comandar a equipe enquanto Luís Zubeldía se recupera de um procedimento médico no coração, destacou a importância da chegada de Savarino e de outros reforços.

“Savarino, assim como Jemmes e Guilherme Arana, são nomes importantes para a construção de um plantel forte, pois teremos torneios difíceis e precisamos de um elenco bem estruturado, com uma mentalidade vencedora. Temos que ter paciência com os reforços e seguir trabalhando”, comentou Cuberas.

Destaque na última partida, com dois gols, Kevin Serna deve começar como titular no ataque. O colombiano deve entrar na vaga do promissor Matheus Reis, que teve atuação apagada diante do clube da Baixada.

O atacante John Kennedy pode ser novidade no time titular. Ele se destacou no início do estadual com o elenco alternativo e balançou as redes contra o Madureira, na segunda rodada. O Moleque de Xerém disputa vaga com Everaldo, que chegou a marcar contra o Nova Iguaçu, mas não vive boa fase e segue pressionado pela torcida.

O Flamengo também contou com o retorno de seus principais jogadores após começar a competição com um elenco formado por atletas do sub-20. Sob o comando de Filipe Luís, vem de vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, mas ainda aparece na quinta posição do Grupo B, com quatro pontos, e mira um triunfo no clássico para se aproximar dos líderes.

Filipe Luís deve promover algumas mudanças em relação ao time que enfrentou o Vasco. Os atacantes Luiz Araújo e Samuel Lino, reservas no Clássico dos Milhões, devem ganhar chance nas vagas de Gonzalo Plata e Everton Cebolinha, respectivamente.

O jovem lateral-direito Daniel Sales vive a expectativa de seguir como titular, atuando improvisado no lado esquerdo, já que Ayrton Lucas segue um cronograma especial de treinamentos e Alex Sandro ainda não está em condições de atuar por 90 minutos. O goleiro Andrew, contratado junto ao Gil Vicente, de Portugal, foi registrado no BID e está liberado, mas deve ficar no banco de Rossi, titular absoluto.

O zagueiro Danilo e os meias De la Cruz e Saúl se recuperam de lesões no departamento médico e não estão à disposição. O volante Jorginho, que recentemente passou por extração de um dente do siso, e o meia Arrascaeta, que passa por um processo específico de preparação visando ao início do Brasileirão, também devem ficar fora da partida.

Filipe Luís destacou que o Carioca não é o principal objetivo e citou o calendário pesado, apesar de garantir que o Flamengo sempre entra para vencer. “Os estaduais têm um peso para cada estado e para cada clube. Obviamente, não é o principal objetivo de nenhum grande clube que quer conquistar títulos na temporada. O calendário é complicado, como todos sabem. O risco de lesões acontece justamente pelas datas serem tão apertadas. Precisamos ter tranquilidade, pois sabemos o peso de vestir a camisa do Flamengo e sempre dar o melhor.”

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X FLAMENGO

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Martinelli, Lucho Acosta e PH Ganso; Kevin Serna, John Kennedy e Canobbio. Técnico: Maxi Cuberas (interino).

FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Léo Pereira, Vitão e Daniel Sales; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Carrascal; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.

ÁRBITRO – Alex Gomes Stefano.

HORÁRIO – 18h.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).