07/12/2018 - 8:30
De Maui, Havaí (EUA) *
[posts-relacionados]No terceiro dia do Snapdragon Summit, a Qualcomm anunciou seu novo chip para notebooks, o Snapdragon 8cx. Ele é o mais poderoso chip já criado pela empresa (especificações completas aqui) e representa a continuação da estratégia da Qualcomm de tentar abocanhar um pedaço do mercado de chips para notebooks.
Na parte gráfica, o chip conta com a GPU Adreno 680, o mais poderoso módulo gráfico já criado pela empresa. Segundo a Qualcomm, o desempenho gŕáfico do novo chip é mais de 3 vezes maior do que o do Snapdragon 850, lançado em junho deste ano. A empresa diz que o 8cx não substituirá o 850, mas será um chip premium, para notebooks mais sofisticados e caros.
Disputa com Intel
A Qualcomm, que lidera o mercado de chips para smartphones, começou a entrar no mercado de chips para notebooks no ano passado com o Snapdragon 835. Este mercado é liderado com folga há décadas pela Intel, que tem seus chips tanto em PCs com Windows como em computadores da Apple.
Para tentar crescer neste mercado, a Qualcomm afirma que, com o Snapdragon 8cx, criou um chip de alto desempenho e baixíssimo consumo de energia. Segundo a empresa, a duração de bateria dos notebooks com o 8cx é medida em dias, e não horas. A empresa enfatiza ainda que, devido ao baixo consumo de energia do 8cx, os notebooks são “fanless”, ou seja, não precisam de sistemas de ventilação.
Ao projetar chips para notebooks, empresas como Intel e Qualcomm sempre têm que balancear dois aspectos: o desempenho do chip e o consumo de energia. Afinal, de nada adianta ter um notebook ultrarrápido com uma bateria que acaba em poucas horas.
Como de hábito, será necessário esperar que os primeiros notebooks com o Snapdragon 8cx cheguem ao mercado para ver se as promessas da empresa se realizarão no mundo real. Os primeiros notebooks com o novo chip serão lançados no segundo semestre do ano que vem nos Estados Unidos.
Conectados o tempo inteiro
Outro diferencial da Qualcomm para entrar no mercado de notebooks é o que ela chama de Always Connected PCs. Os notebooks com chips Snapdragon são projetados para estarem online o tempo inteiro, como um smartphone. Para isso, todos eles contam com um módulo para se conectar a redes 4G e 4,5G. Assim, o usuaŕio tem conexão à internet de alta velocidade mesmo fora de redes Wi-Fi.
Nos EUA e em outros países, os notebooks conectados com chips Qualcomm 850 já são vendidos há alguns meses. Mas até o momento nenhum deles chegou ao Brasil. Uma das razões é que, por conta de sua conectividade 4G, estes notebooks costumam ser vendidos em conjunto com operadoras de telefonia, já que é necessário um plano de dados para aproveitar o 4G do notebook. Acordos com operadoras costumam deixar o processo de vendas mais lento do que uma simples venda diretamente em lojas e sites de comércio eletrônico.
5G terá que esperar
Causou certa decepção o anúncio de que os futuros notebooks com o chip Snapdragon 8cx não terão inicialmente suporte para redes 5G. Esses notebooks terão o modem Qualcomm X24, compatível com redes 4G e 4,5G. O modem X50, compatível com redes 5G, por enquanto estará restrito aos primeiros smartphones 5G esperados para o próximo ano. Sem dar detalhes, a Qualcomm disse apenas que a tecnologia 5G chegará sim aos notebooks da empresa em breve, mas não deu detalhes sobre quando isso ocorrerá.
*O jornalista viajou a convite da Qualcomm