Phil Collins, de 74 anos de idade, fez uma aparição rara nas redes sociais, nesta semana, em uma postagem feita pelo filho caçula, o jogador de futebol Mathew Collins, de 20 anos, que joga pelo time austríaco WSG Tirol.
O músico, que está com a saúde debilitada, posou para fotos ao lado do herdeiro da arquibancada do estádio. “Duas grandes vitórias hoje”, escreveu Mathew na legenda da publicação.
Em dezembro de 2024, Phil desabafou depois de perder sua capacidade de tocar bateria há quase três anos por conta de lesões nos seus nervos, que o incapacitaram. O músico, que tem uma carreira de mais de 50 anos, se aposentou em março de 2022, quando já utilizava uma cadeira de rodas para se apresentar.
No documentário “Phil Collins: Drummer First”, o artista fala sobre como se sente três anos sem se apresentar. “Ainda estou me acostumando um pouco. Passei toda a minha vida tocando bateria. De repente, não ser capaz de fazer isso é chocante”.

Phil Collins e o filho caçula, Mathew Collins – Reprodução/Instagram
Phil também sofre de pé caído, uma condição que dificulta a elevação da parte frontal do pé, tornando quase impossível tocar bateria. Agora ele precisa usar uma bengala para andar.
Seis meses antes de se aposentar, Phil Colllins lamentou que sua resistência estivesse diminuindo. “Estou um pouco debilitado fisicamente, o que é muito frustrante porque, sabe, eu adoraria estar tocando lá em cima com meu filho”, explicou ele no programa BBC Breakfast ao lado de seus companheiros da Genesis em setembro de 2021. “Mal consigo segurar uma bengala com esta mão, então há certas coisas físicas que atrapalham.”
Além de Mathew, o artista ainda tem mais quatro filhos: Joely Collins, de 52 anos, e Simon Collins, de 48, ambos com sua primeira esposa, Andrea Bertorelli. Já a atriz Lily Collins, de 36 anos, estrela da série “Emily em Paris”, é a filha número três de Phil com Jill Tavelman. E Nicholas Collins, 24, e Mathew, 20, são frutos do cantor com sua terceira esposa, Orianne Cevey, com quem foi casado de 2000 a 2006, se separaram e, em 2016, se reconciliaram e ficaram juntos até a separação definitiva, em 2020.