SÃO PAULO, 17 JUN (ANSA) – O paulistano Vanderlei Toniolo venceu a etapa Brasil da Copa do Mundo de Tiramisù 2024, competição internacional anual dedicada a premiar o melhor tiramisú do mundo. Ele representará o país na etapa principal da competição, em outubro, em Treviso, no Vêneto.   

Para convencer os jurados, o gerente comercial apresentou uma versão combinando os elementos da receita tradicional italiana com sabores amazônicos.   

No último final de semana (15 e 16) foram realizados dois dias de competição no Eataly, na capital paulista, julgando duas categorias: receita criativa (permitindo até três ingredientes além dos clássicos) e receita original (com os seis ingredientes da receita original).   

“Não esperava ganhar, quis mostrar o que aprendi vendo vídeos e fazendo degustações com amigos, que sempre me incentivaram, além de me divertir. Foi uma emoção ouvir meu nome como campeão. Para o doce perfeito, o segredo é organização e equilíbrio”, disse o vencedor.   

Sua receita contou com receita sementes de cumaru (a baunilha da Amazônia) e entre as camadas, geleia de cupuaçu. Os jurados consideraram que o doce teve o equilíbrio certo entre doce e ácido.   

A atual campeã mundial é a paulistana Patricia Guerra, que fez parte do júri. Outro jurado de destaque foi Roberto Ravioli, vice-presidente da FIC (Federazione Italiana Cuochi).   

O chef e apresentador Giuseppe Gerundino e o chef Lino Iuliani, secretário geral da FIC, foram os jurados responsáveis pela categoria “Prêmio Estética”, que Toniolo também venceu.   

Para Gerundino, a receita vencedora trouxe o mais importante: menos é mais. “Foi simples, organizado, e os pingos de geleia foram bem colocados. A parte estética na confeitaria é super importante. Algo bonito e ao mesmo tempo poderoso”, avaliou.   

O patrocinador oficial do evento, Matilde Vicenzi, fabricante de biscoitos savoiardi, premiou o campeão com passagens áereas e hospedagem na Itália. (ANSA).