ROMA, 26 JAN (ANSA) – A Itália competirá nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, que terão início em 6 de fevereiro, com uma delegação recorde de quase 200 atletas.
Além dos 87 nomes que defenderão a Azzurra nos cinco esportes de gelo e já haviam sido selecionados há uma semana, outros 109 foram confirmados, totalizando representantes em 11 disciplinas de inverno do megaevento.
A participação de 196 atletas (103 homens e 93 mulheres) nos Jogos de 2026 permite à Itália superar seu recorde anterior, estabelecido na edição de 2006, em Turim, quando a Azzurra contou com 184 competidores.
Um dos principais destaques da delegação é a esquiadora Federica Brignone, porta-bandeira italiana, cuja participação foi confirmada após seu retorno às competições, depois de se recuperar de uma gravíssima lesão sofrida há nove meses.
A atleta mais jovem da equipe italiana é a adolescente Giada D’Antonio, de 16 anos, promessa do esqui alpino. Já o competidor mais experiente é Roland Fischnaller, de 45, que disputará sua sétima Olimpíada consecutiva.
As competições dos Jogos de 2026 acontecerão em diferentes sedes: Anterselva (biatlo), Cortina d’Ampezzo (bobsled, skeleton, luge e esqui alpino feminino), Val di Fiemme (combinado nórdico, esqui cross-country e salto com esqui), Livigno (esqui freestyle e snowboard) e Bormio (esqui alpino masculino e esqui de montanha). (ANSA).