Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Peru alcançou nesta segunda-feira seu melhor desempenho na história dos Jogos Pan-Americanos ao conquistar o quarto ouro em Lima-2019, por meio de Natalia Cuglievan na prova feminina de figuras do esqui aquático.

Cuglievan confirmou o título que havia obtido há quatro anos em Toronto e junto aos conquistados por Gladys Tejeda e Christhian Pacheco na maratona e por Diego Elías no squash individual, aumentaram para quatro as medalhas douradas do país anfitrião dos jogos.

Desta maneira e em apenas três dias de competições em Lima-2019, o Peru supera seu melhor desempenho em Jogos Pan-Americanos, que datava de Toronto-2015 quando ganhou três medalhas de ouro.

Cuglievan, de 22 anos, entrou para a história do esporte peruano, e se tornou a primeira atleta a somar dois ouros continentais.

A bicampeã pan-americana, que se formou no esporte colegial dos Estados Unidos, havia começado bem o dia apesar da pressão.

Quero “que finalmente o esqui aquático se torne mais conhecido, mas eu realmente senti um pouco mais de pressão porque é minha casa, minha família, meu povo, mas valeu a pena tanto esforço”, declarou.

Mais tarde, o mexicano Patricio Font conseguiu a medalha de ouro na final masculina da prova de figuras, deixando a prata para o canadense Dorien Llewelly e o bronze para o americano Adam Pickos.

Já nas finais do slalom os ouros foram para o dominicano Robert Pigozzi e para a americana Regina Jaquess.

Jaquess, de 35 anos, conseguiu assim sua segunda medalha de ouro no slalom feminino pan-americano, já que havia vencido antes em Guadalajara-2011 e além disso foi prata na modalidade em Santo Domingo-2003.

– Esqui aquático

Figuras feminino

Natalia Cuglievan (PER) – ouro

Erika Lang (EUA) – prata

Paige Rini (CAN) – bronze

Slalom Masculino

Robert Pigozzi (DOM) – ouro

Stephen Neveu (CAN) – prata

Carlos Lamadrid (MEX) – bronze

Slalom feminino

Regina Jaquess (EUA) – ouro

Whitney McClintock (CAN) – prata

Paige Rini (CAN) – bronze

Figuras masculino

Patricio Font (MEX) – ouro

Dorien Llewelly (CAN) – prata

Adam Pickos (EUA) – bronze

ma/aam