Quando o departamento de recursos humanos planeja quais serão os benefícios oferecidos aos colaboradores, poucas pessoas conseguem imaginar a dimensão de prós e contras que existem em cima de um deles, como o plano de saúde, por exemplo. O aumento anual no preço é apenas uma das demandas a serem analisadas por esse time. Além desse ponto, existem muitos outros a serem ponderados para que cada auxílio seja rentável para a empresa e para o funcionário.

Percebendo essa dor no mercado, a Pipo Saúde, startup de gestão de benefícios que nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH de empresas com planos e serviços de saúde, atendeu a um chamado da Vereda Educação, rede de escolas de São Paulo, e negociou um reajuste deflator de mais de 8% no plano de saúde empresarial, o que trouxe uma economia anual de cerca de 36 mil reais.

O Grupo foi criado em 2016 e é focado em formar estudantes do ensino fundamental ao ensino médio. Hoje são mais de 300 colaboradores em três unidades. Dali Alonso, diretora de Marketing, Pessoas e Relacionamento da Vereda conta como conheceu a solução da Pipo Saúde: “Descobri a Pipo Saúde por conhecer os fundadores desde a época da faculdade, mas o que me chamou a atenção foi a proposta de gerir a saúde dos colaboradores como um todo, inclusive de maneira embasada em dados. E era justamente esse o nosso problema, sentíamos que pagávamos uma operadora de saúde que não agregava valor o suficiente para o bem-estar real dos nossos colaboradores.”

Com o mapeamento de dados da empresa e de seus colaboradores, a healthtech identificou que existia uma baixa adesão aos planos de saúde por parte dos colaboradores da empresa devido ao receio das taxas de coparticipação. Com esse diagnóstico, foi possível firmar um acordo de redução de custo e definição de valor máximo.

“Quando falamos de escolas com preço justo, precisamos estar atentos a todo o custo interno, para trazer sustentabilidade ao nosso sonho. A economia que o plano de saúde nos proporcionou fez com que pudéssemos ampliar os benefícios oferecidos aos nossos colaboradores, seguindo no caminho de valorizar quem trabalha conosco, sem perder o foco na sustentabilidade financeira.” conta Dali.

Com essa definição de valor máximo, os colaboradores se sentiram mais confiantes para começar a usufruir do novo plano de saúde. “Quando começamos o projeto, a taxa de utilização desse benefício era bem baixa e estava em aproximadamente 13%. Um dos nossos grandes desafios era justamente reverter esse índice já que os valores pagos eram bem elevados. Ao nos depararmos com este cenário, aproveitamos o momento de reajuste para iniciar uma negociação com a operadora. Desta forma os beneficiários não seriam surpreendidos no fim do mês ao usar o plano”, conta Manoela Mitchell, CEO & cofounder da Pipo Saúde.

Durante o período de mapeamento e análise de dados dos colaboradores, a Pipo Saúde também identificou que diversos indicadores de medicina preventiva estavam fora do ideal. Assim a startup também realizou ações educativas que trouxeram mais segurança na utilização dos benefícios para os colaboradores, como um webinar sobre mudanças do plano, lives sobre Outubro Rosa, Novembro Azul e COVID-19. O time da Pipo Saúde se manteve próximo do cliente durante toda a jornada.

Tudo isso só foi possível graças à estrutura e inteligência artificial oferecida pela startup, que auxilia o departamento de recursos humanos a gerenciar melhor os benefícios dos seus colaboradores. A CEO ressalta o quanto é gratificante possibilitar redução nos custos das empresas com os benefícios, além de modificar a visão do RH em relação às novas tecnologias. “Somos muito mais do que uma corretora de seguros, somos uma plataforma digital que vende e gerencia benefícios de saúde para as empresas. Conseguimos auxiliar esse departamento, por meio de tecnologia, transparência e informação. Nosso propósito é ajudar as pessoas a entender e navegar nos benefícios de saúde que possuem. Assim nós garantimos que eles tomem as melhores decisões sempre”, finaliza.