Esportes

Com Palmeiras x Santos, Maracanã terá inédito título brasileiro da Libertadores

Quis o destino que o Maracanã recebesse a primeira final entre dois rivais paulistas na Copa Libertadores. Neste sábado, a partir das 17 horas, Palmeiras e Santos decidem o título do principal torneio continental. O estádio carioca havia sido escolhido para sediar a final da edição de 2020 ainda em outubro de 2019. Será a primeira vez que um time brasileiro levantará o troféu da Libertadores no Maracanã.

O palco do clássico decisivo deste sábado é especial tanto para o Palmeiras quanto para o Santos. O Alviverde, por exemplo, foi campeão da Copa Rio de 1951 no Maracanã. A equipe empatou por 2 a 2 com a Juventus, da Itália, e conquistou o título que até hoje luta para ser reconhecido como Mundial pela Fifa.

Outra importante conquista palmeirense no Maracanã foi a então Taça Brasil em 1967, hoje considerado título brasileiro. O jogo decisivo contra o Náutico terminou com vitória por 2 a 0 e festa alviverde no estádio carioca.

O Santos, por sua vez, foi campeão mundial em 1963 no Maracanã em cima do Milan, da Itália. Após perder o primeiro jogo por 4 a 2 e ganhar o segundo também por 4 a 2, o time alvinegro conseguiu uma vitória magra, por 1 a 0, com gol de Dalmo de pênalti, e conquistou o título. Na época, Pelé estava lesionado e não participou das duas últimas partidas.

O Santos ainda conquistou os Brasileiros de 1962, 1964, 1965 e 1968 e o Torneio Rio-São Paulo de 1963, 1964 e 1997 no Maracanã. Agora, pode se igualar ao Flamengo como o clube com mais títulos no estádio, com nove taças.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

O passado do estádio aumenta a expectativa dos jogadores que disputarão o título da Libertadores no sábado. “A expectativa para Libertadores no Maracanã é muito boa, está todo mundo confiante, vamos estar prontos para fazer um grande espetáculo”, afirmou o atacante palmeirense Rony.

Do lado do Santos, o atacante Lucas Braga também valorizou: “É um sonho realizado. O Maracanã é um palco de tanta história e referência para o futebol brasileiro, para o Santos também. Vai ser uma sensação única”.

Por causa da pandemia do coronavírus, o Maracanã não poderá estar lotado de torcedores neste sábado. O estádio vai receber cerca de 5 mil pessoas: jogadores, jornalistas, comissões técnicas, funcionários da entidade, empregados do local, dirigentes dos clubes, autoridades, representantes de patrocinadores, convidados e familiares dos atletas.

Na única vez que sediou uma decisão de Libertadores, o Maracanã teve quase 79 mil pagantes, no duelo entre Fluminense e LDU. O time carioca foi derrotado nos pênaltis e perdeu a chance de se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o principal título continental no estádio, o que agora Palmeiras e Santos desejam no clássico deste sábado.

v

Veja também

+ Aprenda 5 molhos fáceis para aproveitar o macarrão estocado
+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica