Com Nenê decisivo, Juventude faz 3 a 0 e derruba o invicto Atlético-GO na Série B

Com a participação decisiva do experiente meia Nenê, aos 41 anos, o Juventude venceu por 3 a 0 o Atlético-GO, nesta quarta-feira à noite, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O ex-jogador do Vasco não marcou nenhum gol, mas de seus pés saíram os gols de Jadson, Danilo Boza e Luis Mandaca.

Esta foi a segunda vitória seguida do time gaúcho sob o comando do técnico Thiago Carpini, vice-campeão paulista pelo Água Santa. Antes tinha batido a Chapecoense por 2 a 0 em Santa Catarina. Foi também a melhor atuação do alviverde, agora com nove pontos e em posição intermediária.

De outro lado, o Atlético-GO perdeu a sua série invicta, com quatro vitórias e três empates, depois de ter uma atuação irreconhecível. Mesmo assim, segue com 15 pontos e briga pelas primeiras posições.

O Juventude não deu chances para o Atlético-GO respirar e começou na base da pressão. Aos cinco minutos, a defesa visitante saiu jogando errado e levou o primeiro susto: Rodrigo Rodrigues chutou forte de fora da área e o goleiro Ronaldo saltou para defender. No rebote, Ramon Menezes aliviou.

O gol saiu aos oito minutos, quando Nenê cobrou escanteio em curva. A bola desviou na defesa e sobrou, um metro dentro da área, para Jadson que ajeitou e bateu cruzado. A bola quicou e entrou: 1 a 0.

Preocupado, o Atlético-GO não reagiu e permitiu o domínio do time gaúcho, que ampliou o placar aos 34 minutos. O lance começou, de novo, nos pés de Nenê cobrando escanteio, mas agora do lado direito. A bola saiu em curva e, desta vez, o zagueiro Danilo Boza apareceu na primeira trave para desviar de cabeça.

No início do segundo tempo o Atlético-GO ainda tentou ser mais efetivado, mas logo sofreu o terceiro gol. De novo, o lance começou num escanteio cobrado por Nenê. Ele bateu cruzado e o goleiro Ronaldo deu um soco na bola, que foi levantada por Ruan por cima de toda a pequena área. Mas sobrou do outro lado para Nenê que, desta vez, foi perfeito: levantou a bola para a cabeçada de Luis Mandaca, de cima para baixo. A bola passou entre as pernas do goleiro.

Na parte final do jogo, Nenê pediu ao banco de reservas para sair. Aos 36 minutos, sob aplausos e gritos da torcida, ele foi substituído por Vini Paulista. Sem o ‘Vovô’ o jogo já poderia acabar.

Os dois times voltam a campo no domingo pela nona rodada. O Juventude vai até Maceió (AL) para enfrentar o CRB, às 17h, enquanto uma hora depois o Atlético-GO vai receber o Botafogo, em Goiânia (GO).

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE 3 X 0 ATLÉTICO-GO

JUVENTUDE – Thiago Couto; Reginaldo (Dani Bolt), Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel; Jean Irmer (Gehring), Luis Mandaca (Robertinho), Jadson e Nenê (Paulista); David (Ruan) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini.

ATLÉTICO-GO – Ronaldo; Rodrigo Soares, Lucas Gazal, Ramon Menezes e Heron; Renato Alves, Rhaldney (Marco Antônio), Bruno Tubarão (Kelvin) e Shaylon (Matheus Sales); Luiz Fernando (David Braga) e Daniel (Igor Torres). Técnico: Alberto Valentim.

GOLS – Jadson, aos oito, Danilo Boza, aos 34 minutos do primeiro tempo. Luis Mandaca, aos 9 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Nenê e Ruan (Juventude). Rhaldney (Atlético-GO).

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA-MG).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).